SAIU NA ADORO: Peru: Uma jornada inesquecível entre amigos 

@karollyneairesbentoalencar

Texto: Adriane Rocha e Simone Regina

Desbravar o Peru é mergulhar em um mundo de fascínio, repleto de maravilhas históricas e belezas naturais. Nessa jornada única, Marcelo Bastos, Roberta Bastos, Gabriel Jr, Karollyne Aires, Baltazarino Eduardo, Jaqueline Chaves, André Braga e Lygia Braga embarcaram em uma viagem extraordinária, explorando os pontos turísticos icônicos desse país encantador.

Mesmo que alguns integrantes já conhecessem o país, essa viagem proporcionou uma nova experiência. Dois motivos impulsionaram o grupo na escolha do destino: cumprir a promessa feita pelo grupo há sete anos e comemorar o aniversário de Marcelo Bastos na companhia dos amigos. “Fizemos essa mesma viagem em 2016, inicialmente de forma despretensiosa, porém chegando lá tivemos uma grata surpresa. Um país com clima bacana, gastronomia excelente, extremamente segura, organizada, povo acolhedor e paisagens incríveis. Ficamos apaixonados e com a promessa de voltar um dia. Sete anos se passaram e surgiu a vontade de Marcelo em comemorar o seu aniversário. Dessa vez, chamamos outros casais de amigos e embarcamos nessa nova trip”, compartilha a administradora Karollyne Aires.

O roteiro de oito dias incluiu destinos imperdíveis: Lima, a capital vibrante; Cusco, a cidade histórica; e Águas Calientes/Machu Picchu, o cenário mágico das ruínas Incas que é símbolo do Peru e uma das 7 maravilhas do mundo.

Banhada pelo Oceano Pacífico, Lima cativou o grupo. Ainda que mantenha sua área colonial preservada, a cidade se destaca como uma metrópole vibrante e figura entre as maiores cidades da América do Sul. Nela, encontra-se coleção de arte pré-colombiana abrigada tanto no Museu Larco quanto no Museo de la Nación, oferecendo uma breve narrativa sobre as antigas civilizações do Peru. “Lima é uma capital que não chove, com vários locais que valem a pena conhecer: Circuito das Águas, Larcomar, e especialmente as suas praças sempre super floridas e bem cuidadas”, relata Karollyne.

Cusco, por sua vez, localizada nas montanhas dos Andes peruanos, ostenta um passado grandioso como antiga capital do Império Inca. Hoje, a cidade se destaca pelos seus fascinantes vestígios arqueológicos e pela marcante arquitetura colonial espanhola que a caracteriza. “Cusco é uma cidade que vale o aconchego e belezas ao redor. Lá pudemos realizar inúmeros passeios ao vale sagrado: Ollantaytambo, Chincheros, Maras e Moray, Águas Calientes – cidade base para subir para Machu Picchu”, relembra a administradora.

Para Karollyne, a viagem de trem de Cusco para Águas Calientes margeando o rio é um show à parte. “Em Águas Calientes se desfruta de uma cerveja gelada como os brasileiros gostam, e de um banho em piscinas termais (vulcão) antes ou depois de conhecer Machu Picchu.”

Entretanto, para ela, a experiência mais marcante foi Machu Picchu. Uma viagem à parte, pois o local é verdadeiramente impressionante em diversos aspectos. A misteriosa cidade dos Incas mistura o real e o imaginário em doses perfeitas de natureza, cultura e misticismo. Conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, ou Machu Picchu, que significa “velha montanha” em quéchua, a língua nativa, essa foi uma das cidades pertencentes ao Império Inca e mantém boa parte de suas estruturas originais. “Apesar de ter subido a 5.040 metros acima do nível do mar na montanha colorida, sem dúvidas a melhor experiência é a Cidade Sagrada de Machu Picchu. É algo mágico, uma energia que você não sabe explicar, só sentir”, conta.

Outra descoberta foi a gastronomia peruana, considerada a melhor da América Latina, uma atração à parte. Ceviche, o prato icônico, encantou paladares, assim como o porquinho-da-índia (Cuy) e a carne de alpaca. Nos restaurantes Morena e Chicha, o grupo se deliciou com sabores autênticos.

Essa aventura turística entre amigos foi marcada por momentos de descontração, descobertas e cumplicidade que só uma viagem assim pode proporcionar. Ao recomendar hospedagens, Karollyne sugere o Hotel Arawi Miraflores Prime em Lima, e o Hotel Wyndham Costa del Sol em Cusco.

E é claro que já há planos para a 3ª viagem ao país. O retorno já tem data marcada, daqui a 4 anos, e o grupo já espera ansiosamente pela conclusão do Aeroporto Internacional de Cusco, tornando ainda mais acessível esse destino que conquistou a todos. Essa jornada pelo Peru não foi apenas uma viagem, mas uma experiência inesquecível, recheada de amizade e momentos que ficarão eternamente gravados na memória desse grupo de exploradores.

Fotos: Arquivo pessoal

  • Compartilhe: