ADORO VIVER BEM: Como priorizar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal em 2024

Em um mercado de trabalho competitivo, com grandes empresas demitindo milhares de trabalhadores a cada ano, é compreensível que as pessoas estejam propensas a trabalhar um maior número de horas e adiar férias e folgas remuneradas para demonstrar seu valor. Por outro lado, com empresas tendo dificuldade em recrutar e reter funcionários, os trabalhadores podem ficar menos apreensivos com uma demissão.

Ao enfrentar contratempos, os profissionais devem, acima de tudo, cuidar da saúde mental com um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. O réveillon, quando as pessoas naturalmente ficam mais introspectivas, é o momento ideal para refletir sobre o tema.

Ao definir suas metas para 2024, é importante se perguntar como você organizará tempo e energia para garantir que o trabalho não prejudique sua vida pessoal, e vice-versa. Esse equilíbrio pode ser alcançado hierarquizando tarefas, estabelecendo limites e encontrando realização pessoal fora do contexto de trabalho.

Estabeleça prioridades não negociáveis

Para garantir que você mantenha uma rotina de trabalho saudável, comece pensando nas coisas que serão prioridade para você em 2024. Alguns priorizam passar mais tempo com a família e amigos, se dedicar a hobbies, se exercitar, entre outras atividades. Já outros querem crescer profissionalmente e ganhar o máximo de dinheiro possível.

Divida suas aspirações em metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e com prazo determinado, tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal. Isso lhe dará um direcionamento claro do que fazer ao longo do ano. Foque em organizar seu tempo de forma eficiente. Você pode fazer isso bloqueando períodos da sua agenda durante o dia para trabalho, atividades pessoais, hobbies e descanso. Esse recurso te ajuda a visualizar o que deve ser feito no dia e garante que você se concentre para resolver cada responsabilidade.

Encontrar as ferramentas certas pode agilizar seu fluxo de trabalho e deixar mais tempo livre para a sua vida pessoal. Use aplicativos, plataformas e softwares para gerenciar tarefas, fazer lembretes, organizar o seu tempo e automatizar tarefas.

Minimize as distrações estabelecendo limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Por exemplo, diga aos seus colegas de trabalho que você não abrirá seu e-mail ou verá mensagens de trabalho fora do expediente. Use o seu celular com moderação nos seus momentos de descanso.

Alinhe expectativas com a sua equipe

Converse com seu gerente e com as pessoas que você lidera sobre as metas que você estabeleceu para si mesmo neste próximo ano. Se for o caso, veja se trabalhar em regime híbrido é uma possibilidade para você. Não deixe de pedir horários de trabalho flexíveis caso tenha filhos pequenos, pais de quem deve cuidar ou outras responsabilidades importantes a serem cumpridas durante o horário comercial.

Você não é uma pessoa profissionalmente pior se começar a dizer “não” às coisas. Sinta-se confortável em dizer que não pode ajudar em determinadas tarefas, seja porque você está ocupado com outras responsabilidades do trabalho ou precisa sair mais cedo para ver a apresentação de ano dos seus filhos.

Cuide de si mesmo acima de tudo

Se você não cuidar de si mesmo física, mental, emocional ou espiritualmente, provavelmente não conseguirá ajudar os outros. Reserve tempo para atividades que te energizam, como exercícios, meditação, passar tempo na natureza e praticar hobbies. Cuidar de si mesmo aumentará sua resiliência em 2024.

Não há razão para estar constantemente conectado ao trabalho. Treine a capacidade de se desligar sem se sentir culpado. Faça pausas longe do computador e do celular. Se você estiver em um escritório, levante-se e caminhe de tempos em tempos. Ficar sentado por longos períodos pode ser tão perigoso para sua saúde quanto obesidade ou tabagismo.

Os últimos anos nos ensinaram que nada permanece igual e tudo está em constante mudança. Quase da noite para o dia, vimos a rápida ascensão da inteligência artificial, que está revolucionando o mercado de trabalho e as tecnologias.

A vida é imprevisível e seus planos podem mudar a qualquer momento. Esteja preparado para repensar suas prioridades e seja gentil consigo mesmo quando as coisas não saírem como planejado. Não existe equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional e, por isso, a resposta do que fazer para tentar se aproximar dele não é diferente para cada um.

Concentre-se em assuntos e tarefas importantes para você ou que farão com que você seja notado profissionalmente. Com o passar do tempo, avalie se você está mantendo um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. A chave para chegar perto desse equilíbrio é descobrir o que funciona melhor para você e manter a mente aberta para acompanhar as mudanças que surgirem ao longo do caminho.

Informações da Forbes
Foto: Freepik

  • Compartilhe: