ADORO VIVER BEM: 7 dicas para aproveitar ao máximo o recesso de final de ano

A semana gloriosa entre o Natal e o Ano Novo permite que você finalmente dê um tempo na rotina. Todos trabalhamos muito durante o ano, então esse é o momento de aproveitar ao máximo antes de retomar o ritmo em 2024.

Se você quer se divertir no recesso e ao mesmo tempo renovar as energias para o próximo ano, ou se vai precisar ficar de olho no trabalho, mas ainda aproveitar as festas, considere os sete truques a seguir:

7 maneiras de aproveitar o recesso de fim de ano:

1. Planeje com cuidado

É importante já ter se preparado para esse período de recesso para ter tempo de encerrar as tarefas de trabalho e informar os colegas sobre sua ausência. Coloque um aviso no seu e-mail e nas suas redes profissionais dizendo quando você volta e se tem alguém que pode ser acionado na sua ausência. Isso ajuda a reduzir o estresse de deixar o trabalho para trás.

2. Comunique suas expectativas aos colegas

Comunique-se claramente com os colegas e estabeleça limites para o seu período de férias. Informe que você não estará disponível para ligações ou e-mails relacionados ao trabalho durante esse intervalo. Delegue tarefas antes de sair – isso garantirá que elas sejam realizadas e que você não precise ficar estressado durante o descanso. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de ser bombardeado com questões relacionadas ao trabalho durante as férias, o que todo mundo odeia. Caso isso ainda aconteça, tente lidar bem, ponderando a relevância e urgência do assunto.

3. …E também à sua família

Se você vai passar as férias com sua família, informe-os sobre sua carga de trabalho e estabeleça expectativas realistas quanto à sua disponibilidade. Dessa forma, todos entendem o equilíbrio que você está tentando atingir.

4. Não passe o tempo todo no celular

Considere definir horários específicos durante o dia para verificar e-mails ou mensagens, em vez de ficar conectado o tempo todo. Isso permite que você se mantenha informado sem deixar que o trabalho consuma todas as suas férias. Tente se desconectar do trabalho tanto quanto possível. Envolva-se com sua família e esteja presente no momento.

5. Descanse e não sobrecarregue a agenda

Use esse tempo para priorizar o descanso e o relaxamento. Evite sobrecarregar sua agenda com atividades; em vez disso, concentre-se em desfrutar de bons momentos com sua família. E também períodos tranquilos: seja um café da manhã, um cochilo à tarde ou um passeio noturno, ter momentos não programados permite espontaneidade e relaxamento.

6. Encontre atividades relaxantes

Inclua atividades que ajudem a aliviar o estresse, como ioga, meditação ou tratamentos de spa (se você também adora gastar dinheiro). Isso pode contribuir para uma experiência de férias mais rejuvenescedora. E também reserve um tempo para refletir – uma das atividades mais importantes! Considere quais mudanças você pode fazer em sua rotina diária para evitar chegar a um estado de excesso de trabalho no futuro.

7. Planeje um dia off antes de voltar ao trabalho

Se possível, agende um dia intermediário entre o final das férias e o retorno ao trabalho. Isso permite que você volte à sua rotina e resolva situações da casa e quaisquer problemas inesperados que possam ter surgido durante sua ausência.

E lembre-se que o recesso acontece todos os anos e você terá outra chance de descansar.

Informações da Forbes.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: