ADORO VIVER BEM: 5 alimentos ricos em proteína vegetal para incluir na dieta

A proteína vegetal é parte fundamental de uma dieta equilibrada e saudável. Ela desempenha um papel importante no organismo, auxiliando na manutenção do peso e no fortalecimento muscular.

Além disso, muitas proteínas vegetais são fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, oferecendo benefícios adicionais à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

A proteína vegetal é encontrada em leguminosas e cereais, como feijão e brócolis. De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, o ideal é consumir esses alimentos ao menos três vezes por semana.

Abaixo, a especialista destaca 5 alimentos fontes de proteína vegetal para que você possa incluí-los na sua alimentação diária e aproveitar todos os benefícios. Confira!

Fontes de proteína vegetal

1. Feijão

A mistura de feijão com arroz é um clássico da culinária brasileira, e, de acordo com a especialista, garante todos os aminoácidos essenciais dos quais nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

 

2. Grão-de-bico

O grão-de-bico é fonte de proteínas, fibras, vitaminas e pode substituir a carne em diferentes receitas, como o strogonoff. “Ele também fornece triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina (hormônio da felicidade)”, explica a nutricionista.

3. Amendoim

O amendoim é rico em ferro, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B e E. Ele vai bem com saladas, petisco e lanches, além de seu formato em pasta. “Neste caso pode ser usada em torradas no café da manhã, no preparo de bolos, cookies e panquecas”, aponta Adriana.

4. Soja

A soja possui proteínas, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas A e C. A profissional conta que a leguminosa possui diferentes variações, incluindo grãos, proteína hidrolisada, assada e in natura.

5. Lentilha

Estudos já apontaram que consumir lentilha regularmente reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, câncer e problemas cardíacos. “Isso se deve ao seu alto conteúdo de compostos vegetais chamados fenóis”, pontua a nutricionista.

Fonte: Sportlife
Fotos: Reprodução

  • Compartilhe: