SALVADOR: Veja a programação de eventos e festas para o verão de Salvador

Antes mesmo da temporada mais aguardada do ano começar, Salvador já se programa para ter um dos verões mais agitados dos últimos tempos. Começando em novembro e se estendendo até março, a cidade contará com desfiles, festas populares, cortejos e as mais variadas manifestações populares, marca tradicional da capital baiana.

Com a celebração do Novembro Negro, cronograma divulgado pela Prefeitura de Salvador, a cidade passará a contar ainda com apresentação no Centro Histórico da cidade com blocos afro e afoxés.

Veja a programação:

JFtiXcP.md.jpg
Novembro Negro – O verão de Salvador já começa no próximo mês com o Novembro Salvador Capital Afro, calendário que vai se estender por todo o mês para celebrar o legado e o patrimônio afro-brasileiro da cidade mais negra fora da África. A programação traz um desfile inédito de blocos afro e afoxés no Centro Histórico, desfiles de moda negra, a tradicional Caminhada do Samba e eventos de empreendedorismo e afrofuturismo.

Além disso, o Novembro Salvador Capital Afro terá eventos internacionais de música negra, como o Afropunk Bahia, e de cinema, como o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (Fianb). A cidade também foi escolhida para sediar a primeira edição do Liberatum no Brasil, festival mundial que reunirá convidados como os atores Viola Davis e Morgan Freeman, e a modelo Naomi Campbell.

JFtivov.md.jpg
Virada Salvador – Em dezembro, a cidade traz o Festival Virada Salvador, a maior festa de Réveillon do Brasil. Serão cinco dias de festa, com 12 horas de música ininterrupta em cada um deles, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. O evento neste ano traz shows de Anitta, Nattan, BaianaSystem, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Família Gil, entre mais de 50 artistas.

O Festival da Virada também terá a sua primeira atração internacional, o rapper nigeriano Rema, e o momento exato da virada de ano será mais uma vez com um show de Ivete Sangalo. Dezembro ainda traz atrações de turismo esportivo, como a prova de triatlo TriOn Salvador e a Travessia Itaparica-Salvador, a mais tradicional maratona aquática do Brasil.

JFtiZxf.md.jpg
Ensaios e festas populares – Em janeiro, a cidade tem toda semana uma atração musical. Dentre eles estão Baile da Santinha, com Léo Santana, A Melhor Segunda-Feira do Mundo, com Xanddy Harmonia, além dos ensaios de verão do Olodum, Psirico, Parangolé e Timbalada.

O calendário de festas populares começa em dezembro, com Santa Bárbara, no dia 4, e Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 8. Em janeiro, ocorre a tradicional Lavagem do Bonfim, no dia 11. A Festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro, será numa sexta-feira, e a Lavagem de Itapuã ocorre no dia 8.

O começo de fevereiro promete ser agitado em Salvador, já que logo após a Festa de Iemanjá vem as festas de pré-Carnaval que já viraram tradição: o Fuzuê, no sábado, dia 3, e o Furdunço, no domingo, dia 4. Na terça-feira, dia 6, já tem o Pipoco abrindo a semana do Carnaval, que segue na quarta-feira com o circuito de fanfarras Sérgio Bezerra. E, aí sim, a partir da quinta-feira, dia 8, começa a programação oficial do Carnaval de Salvador, que vai até a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 14, com o tradicional Arrastão.

Informações do Alô Alô Bahia.
* Fotos: Betto Jr/Secom; Antônio Queirós/GOVBA; Lucas Mour/Secom/PMS; Jefferson Peixoto/Secom/PMS
  • Compartilhe: