ADORO VIVER BEM: Como cuidar da pele durante a onda de calor

O Oeste baiano não ficou de fora da forte onda de calor que atingiu vários estados do Brasil nas últimas semanas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias continua sendo de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Com o aumento da temperatura e a baixa umidade do ar, é importante colocar em prática alguns hábitos, como manter-se hidratado, evitar exposição nos horários mais quentes e usar roupas leves. Isso porque a falta desses cuidados podem levar a problemas de saúde e desconfortos. O dermatologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Diogo Pazzini, explica que essa onda de calor pode causar, ainda, problemas na pele. “Para proteger a pele, é essencial evitar a radiação ultravioleta no horário de maior incidência de luz solar, que vai das 10h até às 16h”, alerta o profissional.

Se não houver como evitar a exposição solar nesse período, o especialista orienta a reforçar a aplicação do protetor solar, fator fundamental para evitar queimaduras e prevenir a incidência do câncer de pele. “Durante o período de exposição ao sol, precisamos utilizar óculos de sol, chapéu de aba larga e, se possível, usar roupas com proteção ultravioleta”, completa.

Diogo Pazzini ressalta, ainda, a importância de manter a hidratação do nariz, olhos e boca, utilizando produtos de acordo com a orientação médica. “Podem ser utilizados hidratantes, protetor labial, colírios e soluções fisiológicas nasais que o seu médico pode prescrever”, reforça.

O especialista conclui com a dica mais importante para este período: beber água. “A ingestão deve ser, inclusive, maior do que a habitual, a fim de evitar complicações de saúde nessa fase de altas temperaturas”, finaliza.

Informações de O Imparcial.
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: