ADORO TRIP: Conheça praias secretas da Bahia

Com o maior litoral do Brasil, a Bahia guarda belezas incontáveis para os viajantes. E para quem gosta de fugir da badalação e aproveitar a calmaria de uma praia com muita sombra e água fresca, separamos uma lista com algumas praias de difícil acesso, que requerem um esforço extra para serem alcançadas. Essas praias muitas vezes estão localizadas em áreas mais remotas ou em locais onde o acesso é restrito.

O Extremo Sul da Bahia é uma dessas regiões, onde um belíssimo litoral oferece praias de tirar o fôlego. Uma dessas praias é a de Cumuruxatiba, que pertence ao município de Prado. A cidade, inclusive, é tida como detentora de praias belas e pacatas. Além de Cumuruxatiba, a Ponta de Corumbau é outra boa pedida.

Um pouco mais acima, no Sul da Bahia, o viajante vai encontrar a famosa Península de Maraú e suas praias aconchegantes, como a Praia do Cassange, que oferece um cenário paradisíaco com areias brancas, águas calmas e coqueirais. É um local tranquilo e menos explorado que as concorridas Taipu de Fora e Barra Grande. Outra opção é a Praia do Tassimirim. Trata-se de uma joia escondida, com areias claras, águas cristalinas e uma atmosfera serena. O acesso pode ser feito por trilhas ou de barco.

Ainda em Maraú, você pode visitar a Praia de Algodões, que possui uma beleza intocada, com areias brancas e mar azul-turquesa. Ainda é pouco frequentada, o que a torna um refúgio tranquilo. Na região de Porto Seguro, temos a Praia de Santo André, onde a seleção alemã se preparou para a Copa de 2014. Situada no distrito de Santa Cruz Cabrália, essa praia é mais isolada e não possui um acesso fácil. É necessário percorrer uma estrada de terra em meio à vegetação e cruzar o Rio João de Tiba de balsa.

Embora seja uma das mais famosas praias da região de Trancoso, a Praia do Espelho também pode ser considerada de difícil acesso, principalmente em épocas de maré alta. É necessário percorrer uma estrada de terra e fazer uma travessia de barco ou caminhar pelas pedras, dependendo da maré.

No município de Ituberá, o viajante pode desfrutar da Praia de Pratigi, que tem uma extensão de areia branca e fina, mar azul-esverdeado e é cercada por coqueirais. É um lugar isolado e tranquilo. Essa praia possui acesso limitado por estradas de terra, exigindo um veículo adequado ou transporte local. Além disso, pode ser necessário atravessar um rio dependendo das condições.

Se quiser uma opção mais perto da capital, você deve buscar pela Praia de Garapuá. Localizada na Ilha de Tinharé, próxima a Morro de São Paulo, essa praia ainda é pouco conhecida pelos turistas. É uma praia rústica, com mar calmo e uma atmosfera pacífica. Vale demais a visita e você ainda pode combinar com passeios à badalada Morro de São Paulo e à vizinha Boipeba.

No Litoral Norte também é possível acessar algumas praias mais pacatas ou de difícil acesso. Se quiser explorar belezas dessa faixa litorânea da Bahia, para além das famosas e badaladas Praia do Forte, Imbassaí e Guarajuba, você deve incluir no seu roteiro lugares como Busca Vida, Mangue Seco, Diogo e Baixio.

Essas são apenas algumas das muitas praias secretas que a Bahia tem a oferecer. Explorar esses tesouros escondidos permite que os viajantes descubram a verdadeira essência da beleza natural do nosso estado encantador. Então, se você está em busca de aventura e tranquilidade, não deixe de visitar essas praias secretas na Bahia.

Leve em consideração que essas praias secretas podem variar em termos de acessibilidade e infraestrutura, então é importante se informar sobre as condições locais e planejar sua visita com antecedência. Não esqueça de respeitar o meio ambiente e seguir as orientações de segurança na hora de acessar esses paraísos intocados da nossa Bahia.

Informações de Erick Issa/ iBahia.
Fotos: Reprodução

  • Compartilhe: