ADORO VIVER BEM: 10 sinais de que você tem síndrome do impostor

Um artigo publicado na Frontiers in Psychology destacou algumas características-chave de personalidade associadas à síndrome do impostor, que representa a tendência de sentir que você não é tão competente profissionalmente quanto sua experiência, treinamento, prêmios ou opinião de outras pessoas sugerem.

“As características de personalidade correlacionadas à síndrome do impostor mais importantes são autoestima, estilo atribucional (como as pessoas atribuem eventos da vida a uma causa) e neuroticismo (sentir facilmente emoções negativas, como ansiedade e sentimento de culpa, diante de eventos comuns da vida)”, afirmam os autores da pesquisa, liderados por Fabio Ibrahim, da Universidade Helmut Schmidt, em Hamburgo, Alemanha.

#1. Autoestima em cheque
Baixa autoestima e um alto grau de neuroticismo.

#2. Os culpados
Elas também atribuem seus sucessos a fatores externos, como sorte ou acaso, enquanto falhas ou feedbacks negativos são atribuídos a fatores internos, como falta de inteligência ou potencial.

#3. Honestidade e humildade
Também há evidências de que pessoas com síndrome do impostor “parecem ter menos senso de honestidade e humildade”, dizem os pesquisadores. “O menor senso de honestidade combina com a sensação de se sobrecarregar e fingir competência. Sobre a modéstia, impostores são muito modestos até para expressar sua modéstia. Em outras palavras, você é tão modesto que se avalia como menos modesto.”

#4. Autodúvida
Pessoas com síndrome do impostor duvidam exageradamente de si, a ponto de isso interferir na capacidade de se apresentarem da melhor forma em situações profissionais.

“Autodúvida muito intensa não é boa para a carreira”, diz Ibrahim. “Os medos levam a evitar desafios e a não conseguir crescer com eles. Pessoas com alta síndrome do impostor tendem a definir metas muito altas ou muito baixas para si mesmas. Metas muito baixas não representam desafios, e metas muito altas raramente são alcançadas, o que permite atribuir falhas a fatores externos.”

#5. Competência em dúvida
A tendência de duvidar das próprias habilidades e ter medo do fracasso, mesmo quando o fracasso poderia te enriquecer profissionalmente.

#6. Procrastinação
Tendência de procrastinar no trabalho.

#7. Alienação
Uma sensação de falsidade ou isolamento de si mesmo.

#8. Divergência de auto-outro
Achar as expectativas dos outros em relação às próprias habilidades consideravelmente infladas.

#9. Ambição
A necessidade de ser bem-sucedido e alcançar algo significativo.

#10. Necessidade de simpatia
Valorizar muito ser querido por outras pessoas.

Informações da Forbes.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: