MUNDO: Maior café do mundo é coado no Brasil

Depois do almoço, logo ao acordar ou no intervalo do trabalho, sempre tem espaço para um cafézinho. Mas o que fazer quando a xícara é um pouco maior que o convencional e o produto tem 8 mil litros? Esse café existe e é registrado no livro dos recordes nacional e mundial como o maior café coado do mundo. Desde 2011 a façanha acontece no aniversário da cidade de Brejetuba, no Espírito Santo, que é o segundo maior produtor brasileiro de café.

Neste ano, a comemoração aconteceu no sábado (30). O processo todo, desde a montagem do coador até o café pronto e ofertado às pessoas, dura cerca de um mês.

Foram coados 8.260 litros de café. Segundo o G1, no total foram utilizados 700kg de pó de café, que rendeu mais de 2 mil cafézinhos servidos. O processo de coagem completa demora 4 horas.

Agora você deve estar se perguntando quem teve a ideia “maluca” de coar 8 mil litros de café. Pois bem, essa tradição atravessa gerações e é da família da funcionária pública Jamaica Maria da Silva.

“A gente costuma brincar que é muito bom e ficamos fascinados com essa coagem. A gente tá envolvido desde o início. Eu sou neta de produtor, tá no sangue mesmo. É gratificante demais. A economia local é o café pra gente, 90%”, disse a funcionária pública ao G1.

Depois que o coador fica pronto, ele é levado até a festa. Já a xícara, que já está pronta e fica na entrada da cidade, também é levada para o local uma semana antes da festa. Em seguida, o pó é depositado e um caminhão pipa, com água aquecida de 96 a 97 graus, inicia o processo.

“O melhor café fica para o final, a gente sempre fala isso, mas o pessoal fica ansioso e então depois de 1h que o processo começou, a gente já começa a servir”, contou Jamaica.

Informações do Alô Alô Bahia
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: