SAIU NA ADORO: Partiu Feriadão, mas onde?

@dibrandao

“Longe de tudo” ou “no meio do nada”. Essas provavelmente sejam as definições mais injustas que costumo ouvir de alguém tentando, com infeliz desencanto, descrever essa nossa afortunada cidade. Além de bela por si com seus rios, relevos e cenários, Barreiras está estrategicamente posicionada no meio de uma porção riquíssima de atrativos que você, sem dúvidas, precisa um dia vivenciar. 

Como em 2023 teremos uma dezena de bons feriadões para desfrutar, a Adoro Trip desta edição vem apresentar a você, Barreirense, algumas incríveis atrações que de forma rápida e provavelmente intensa você poderá e, quiçá, deverá conhecer.

 Minas Gerais é logo ali…

Vou começar com aquele que acredito ser o menos conhecido desta lista: o Parque Nacional do Peruaçu. Localizado na cidade de Januária (MG), extremo norte do estado e próximo ao município baiano de Cocos, Peruaçu apesar de pouco comum nos roteiros de viagem dos Barreirenses, fica tão distante daqui quanto as chapadas Diamantina ou dos Veadeiros, por exemplo. 

 

Banhada pelo Rio São Francisco, Januária é conhecida internacionalmente por produzir algumas das melhores cachaças do mundo. A mais conhecida delas é a quase centenária Cachaça Claudionor, que tive o prazer de, não só experimentar, mas me tornar amigo da 3° geração da família que controla esse famoso alambique e que gentilmente me hospedou em sua casa.

Apesar da fama internacional dos seus destilados, o ponto alto da viagem é, sem dúvidas, o incrível conjunto de grutas e cavernas de tirar o fôlego. A Gruta do Janelão é o ponto mais famoso do parque e é realmente incrível. É lá que além da grandiosidade dos paredões e dos salões imensos, está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.

Pinturas rupestres, casarões centenários, praias que margeiam o Velho Chico. Esse destino proporciona inúmeras atrações aos seus visitantes, que apesar de merecer ser explorado com mais tempo, é capaz de encantar mesmo com uma rápida viagem de feriadão.

Lá onde gravaram Largados e Pelados.

Geralmente é essa a rápida referência feita pelos maiores fãs do icônico programa de TV do canal Discovery Chanel, quando conto sobre minha viagem para Serras Gerais. Distante a aproximadamente 300 km de Barreiras, essa região localizada no estado do Tocantins possui um conjunto incrível de cachoeiras, cânions, cavernas, rios de água transparente e paisagens de tirar o fôlego.

Um dos principais atrativos da região é o Cânion Encantado, que além de sua fenda de 70 metros de altura, tem as impressionantes quatro quedas d’água que fascinam os visitantes que aventuram-se a fazer a trilha e chegar até elas.

Não obstante da referência ao programa de televisão, caso queira viver uma experiência mais “raiz”, lá você poderá se hospedar na residência do Seu Davi, um senhor de 78 anos, apaixonado em literatura, que é a quarta geração da família que se refugiou no século XX ao lado das cachoeiras da Cortina e Urubu Rei, e que hoje oferece aos visitantes hospedagem simples, feitas de madeira e chão batido, em meio à toda aquela diversidade da natureza que vão de alegres macacos e morcegos agitados, a não tão amigáveis aranhas caranguejeiras e, segundo contam, até mesmo onças e lobos guarás. Apesar da semelhança ao reality, é importante falar que seu Davi oferece refeições a seus hóspedes, mas sob a condição explícita de que os visitantes são responsáveis por lavarem suas próprias louças.

Dormir ao som da Cachoeira da Formiga

Você sabia que estamos tão distantes do Jalapão quanto Palmas, conhecida nacionalmente como porta de entrada desse famoso ponto turístico do país? Então por que não aproveitar essa benesse geográfica e fazer uma viagem inesquecível pra lá? Mas, já adianto aqui, que minha proposta para o seu feriadão no Jalapão será provavelmente bem diferente do que você costuma encontrar em agências de viagens.

O principal ponto de apoio para hospedagem dos turistas que viajam para o Jalapão é a cidade de Mateiros. No entanto, esse pequeno município fica há pelo menos uma hora de distância das principais atrações do parque, como os icônicos fervedouros, as dunas com seu pôr do sol inesquecível e as deslumbrantes cachoeiras presentes no parque.

A principal delas é a Cachoeira da Formiga. Ela é, sem dúvida, um dos lugares mais lindos que conheci no parque. Com sua charmosa queda d’água e sua piscina natural de cor esverdeada, essa cachoeira oferece ao visitante um cenário que impressiona até os viajantes mais experientes. Mas o que muita gente não sabe é que lá há estrutura para acampar com área para churrasco, banheiro, estacionamento e restaurante. 

Apesar do conforto que se perde ao não escolher ir para uma pousada em Mateiros, passar a noite com seus amigos, sentados no deck de madeira de frente à cachoeira enquanto joga conversa fora, e no outro dia, poder acordar e desfrutar a cachoeira de forma mais privativa, antes que dezenas (ou centenas) de turistas povoem aquele lugar, com certeza trará uma experiência única e que você jamais irá esquecer.

Então, prepare as malas, abra o coração para novas descobertas e embarque nessa aventura por roteiros impressionantes. Sinta-se bem-vindo a um destino que vai além das expectativas. 

Fotos: Arquivos Pessoais

  • Compartilhe: