SAIU NA ADORO: Lancheiras saudáveis da Helena: Uma combinação de amor e nutrição

@beatrizlnr

@priscilawalkernutri

Texto: Janeise Santos

A criatividade combinada à preocupação com uma alimentação saudável e o bem-estar dos filhos têm impulsionado muitas mães a buscarem alternativas inovadoras na hora de preparar os lanches escolares.

Em meio à busca por uma dieta equilibrada, Beatriz Lima, uma mãe dedicada, decidiu inovar e montar lancheiras personalizadas para Helena, sua filha de três anos. O resultado? As lancheiras da Helena se tornaram um sucesso entre as crianças e despertaram o interesse de outros pais.

Beatriz é uma jovem advogada de 24 anos que sempre colocou Helena como sua principal prioridade. Apaixonada por um estilo de vida criativo e equilibrado, ela encontrou na maternidade a oportunidade de unir suas paixões e criar algo especial para sua filha. Desde a gestação, ela e o pai de Helena, Fábio Cavalari, prezam por uma alimentação balanceada e bons hábitos alimentares, e isso foi transmitido à sua filha desde cedo.

Todo o meu amor em forma de lancheiras lúdicas e saudáveis

A ideia das lancheiras surgiu quando Beatriz percebeu que, ao entrar na escola, sua filha estaria exposta a diversos tipos de lanches, tanto bons para a saúde quanto não tão recomendados. Foi então que ela decidiu unir o nutritivo ao lúdico, despertando o interesse de Helena pela alimentação equilibrada de uma maneira divertida.

“O maior objetivo de fazer a lancheira da Helena é que ela tenha uma boa alimentação, levando hábitos saudáveis e memórias afetivas para o resto da vida. Não quero que ela cresça achando que comer bem seja sinônimo de fazer dieta, mas que ela tenha uma boa relação com os alimentos e que lembre carinhosamente de que eu cuidei dela”, conta Beatriz.

Sua rotina envolve organizar as lancheiras no domingo, definindo antecipadamente o que Helena levará para a escola ao longo da semana. Esse planejamento prévio facilita sua rotina e evita a necessidade de pensar nos lanches de última hora. Todas as manhãs, às 6h, Beatriz prepara a lancheira enquanto o pai organiza o café da manhã. Essa rotina se tornou um momento especial de cuidado e amor dedicado à filha.

Acompanhamento Nutricional é um grande aliado

Para garantir a qualidade e o equilíbrio das refeições, Beatriz conta com o acompanhamento da profissional Priscila Walker, com quem iniciou o acompanhamento desde a gestação. A nutricionista criou a assinatura “Minha Lancheira Legal”, que oferece cardápios mensais, receitas deliciosas e dicas de montagem de lancheiras saudáveis. Beatriz está no segundo ano de assinatura e destaca como essa parceria facilita a variação dos lanches e proporciona opções testadas e aprovadas.

Priscila Walker ,Nutricionista

Priscila, que também é especialista em educação nutricional, lembra que a alimentação correta durante a primeira infância é fundamental devido às mudanças anatômicas e fisiológicas nessa fase. “Uma alimentação equilibrada e nutritiva favorece a criança tanto no momento presente quanto ao longo de toda sua vida e história alimentar”, enfatiza.

Priscila Walker ,Nutricionista

A nutricionista destaca que as lancheiras saudáveis não apenas fornecem os nutrientes necessários, mas também promovem uma relação positiva com a comida e incentivam escolhas alimentares conscientes. Priscila ressalta que qualquer mãe pode seguir as ideias de Beatriz.

Uma iniciativa que ganhou diversos adeptos

A iniciativa de Beatriz recebeu uma resposta positiva da escola. As professoras admiram o capricho e ficam impressionadas com a alimentação saudável e balanceada de Helena. A ideia também foi adotada por outras mães, que se inspiraram nas lancheiras da Helena para criar refeições saborosas e divertidas para seus filhos. 

Quanto à criatividade na hora da montagem, ela adora explorar diferentes formatos de frutas, utilizar forminhas de cupcake para assar bolinhos e salgados caseiros, e aproveitar garfinhos de personagens ou animais. “Sempre busco inspirações no Instagram de outras mães que também são viciadas nesse mundo, acho que foi aí que comecei a adquirir os utensílios lúdicos. É um caminho sem volta começar a comprar utensílios para lancheira, você acaba querendo sempre mais”, relata.

Beatriz compartilha algumas dicas fundamentais, como a importância da organização e o planejamento antecipado dos lanches. Além disso, recomenda ter bolos e salgados caseiros congelados como opções práticas e nutritivas. Utilizar a imaginação na apresentação dos alimentos cortando frutas em diferentes formatos, também é uma estratégia eficaz para atrair as crianças.

Com uma combinação de alimentos saudáveis, criatividade e carinho, a mãe de Helena tem proporcionado uma verdadeira demonstração de amor e cuidado, oferecendo lancheiras que se tornaram símbolo de uma alimentação equilibrada. 

Helena adora as lancheiras preparadas por sua mãe. “Ela já pergunta toda manhã o que vou colocar em sua lancheira e às vezes até participa da montagem. E o mais gratificante é vê-la voltando da escola contando animadamente sobre o que tinha na lancheira, o que estava mais gostoso e o quanto ela adorou o tema do dia”, revela Beatriz.

Fotos de Beatriz: Guilherme Augusto

Fotos de Priscila Walker, Nutricionista: Thaissa Reis

  • Compartilhe: