ADORO VIVER BEM: Para criar filhos bem-sucedidos, aprenda a identificar suas habilidades

Todos os pais querem que seus filhos sejam felizes, saudáveis, seguros. Mas, além disso, também têm aspirações e sonhos de que seus filhos alcancem seu potencial, grandeza no campo escolhido e que deixem uma marca no mundo. Os pais querem acreditar que seu filho será aquele que alcançará as estrelas.

Um raro conjunto de crianças talentosas e motivadas cresce para se tornar excepcional. No entanto, muitos outros que têm potencial para se tornar parte dessa elite são incapazes de realizá-lo. Entre diversos motivos, nem sempre os pais conseguem criar um ambiente onde seus filhos se sintam motivados a se esforçar e se destacar.

Um passo importante é ajudá-los a desenvolver autoconfiança, ensiná-los a prestar atenção aos detalhes, mostrar-lhes que o esforço leva a resultados e ensiná-los a definir e atingir metas . Mas o primeiro passo é iniciá-los em uma atividade que eles amam e apreciam e, tão importante quanto, onde eles têm uma habilidade natural.

Reconheça os talentos inatos de seus filhos

Para se tornar excepcional em algo, você precisa saber onde estão seus pontos fortes. Se você se esforçar o suficiente, pode se tornar bom em quase tudo, mas deve desenvolver seus pontos fortes para se tornar verdadeiramente notável. Os pais muitas vezes não conseguem reconhecer no que seus filhos têm uma aptidão natural. E, freqüentemente, empurram seus filhos para atividades nas quais não estão interessados ​​porque estão projetando seus desejos não-realizados.

Magnus Carlsen, o maior jogador de xadrez de todos os tempos, teve pais que acertaram. Eles o encorajaram a jogar xadrez depois que reconheceram suas habilidades naturais. Em tenra idade, Carlsen mostrou uma habilidade única para resolver problemas, quebra-cabeças e estruturas avançadas de Lego e passava pacientemente horas trabalhando neles.

Ele também tinha um senso muito apurado de análise de padrões. Seus pais achavam que as habilidades analíticas altamente desenvolvidas que ele demonstrou desde tenra idade se prestariam bem ao xadrez. Carlsen tinha cinco anos quando seu pai o apresentou ao xadrez de uma forma que tornava o jogo divertido e acessível para sua idade.

Carlsen também gostava de jogar futebol enquanto crescia e, talvez, se tivesse sido encorajado a se destacar no futebol, o mundo nunca teria visto seu talento no xadrez surgir.

Identificando os pontos fortes de seus filhos

Cada criança nasce com um conjunto diferente de habilidades. Algumas pessoas têm força, velocidade e boa coordenação, enquanto outras podem ter um senso inato de ritmo ou a capacidade de analisar padrões. Nossos cérebros não são todos conectados da mesma maneira e nascemos com capacidades distintas que determinam nosso desempenho final.

A pesquisa do psicólogo de Harvard Howard Gardner sugere que nossos filhos têm oito tipos distintos de “inteligências” que podem desenvolver. Cada um é independente dos outros. Abaixo está a lista das oito inteligências. Use-a para determinar onde seu filho tem uma habilidade natural.

As oito inteligências de Gardner incluem:

  • Inteligência espacial (a capacidade de pensar abstratamente, como arquitetos)
  • Inteligência corporal-cinestésica (habilidades atléticas naturais)
  • Inteligência musical (compreensão inerente de ritmo, tom, sons e melodia)
  • Inteligência linguística (habilidade com palavras, linguagem e comunicação)
  • Inteligência lógico-matemática (compreensão intuitiva de conceitos matemáticos e lógicos)
  • Inteligência interpessoal (capacidade de se relacionar com as pessoas)
  • Inteligência intrapessoal (estar em contato consigo mesmo)
  • Inteligência naturalista (a capacidade de apreciar a natureza, plantas e animais)

Seu filho tem todas essas habilidades até certo ponto. No entanto, mesmo em tenra idade, algumas dessas habilidades são mais desenvolvidas do que outras. Se seu filho vai se tornar excepcional em um campo, sua melhor aposta é reconhecer para qual dessas áreas ele demonstra aptidão e incentivá-lo a desenvolver esse talento natural.

As inteligências de Gardner se relacionam com toda e qualquer carreira, atividade e vocação de que seus filhos farão parte no futuro. Esta lista é um ponto de partida para ajudá-lo a combinar as atividades de seus filhos com suas habilidades naturais. Se seu filho mostra um grau mais alto de Inteligência Lógico-Matemática, ajude-o a se tornar um grande (talvez ganhador do Prêmio Nobel) físico ou matemático. Mas se você nutrir sonhos de que ele ou ela jogue tênis profissional e os empurrar para o esporte, nem seus sonhos se tornarão realidade, nem seu filho realizará seu verdadeiro potencial.

Procure pistas sobre o que seus filhos gostem de fazer. Quais são as atividades que vêm naturalmente para eles? Onde eles querem passar o tempo? Em alguns casos, pode ser aparente, enquanto em outros, você pode ter que expô-los a várias atividades e ter uma noção de qual eles realmente gostam e parecem querer fazer. As crianças tendem a gravitar em torno de atividades que se encaixam em seus traços e interesses inatos.
Reconhecer habilidades é apenas o começo

Aptidão não é de forma alguma o único fator que impulsiona o sucesso. Os pais de Magnus Carlsen reconheceram seus talentos desde cedo e encorajaram seu crescimento. Mas isso foi apenas o começo, e muito mais estava envolvido no desenvolvimento dessas habilidades. Carlsen dedicou horas e anos de treinamento intenso, acreditou em suas habilidades e continuou aprendendo e melhorando até se tornar o melhor do mundo. Reconhecer a habilidade natural de seu filho e encorajar seu desenvolvimento não é um indicador de domínio final. É apenas o começo.

Informações da Forbes.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: