CLUB ADORO: Abram alas para o novo “primo” da tequila! Nova bebida promete ser o must-have do verão

Talvez a palavra Sotol não signifique nada para você — por enquanto —, só que essa iguaria mexicana é a maior promessa da indústria de bebidas alcóolicas em 2023. Pelo menos é o que afirma a WGSN, consultoria especializada em reconhecer tendências. Mas o sucesso não será obra do acaso e surgiu do interesse dos consumidores por outros destilados, como o mescal e a própria tequila.

Produzido com diferentes espécies da planta Dasylirion (que é da mesma família da agave), o sotol é comum às regiões do norte do México, como Chihuahua, Durango e Coahuila, mas também pode ser elaborado no sul dos Estados Unidos, no Novo México e no Texas. E ainda que a origem remonte aos povos indígenas, o processo de destilação que dá origem à bebida remete aos espanhóis.

Para quem já está acostumado à tequila, a boa notícia é que o Sotol também é oferecido em diversas versões, como silver, reposado, añejo e extra añejo, dependendo do processo de envelhecimento e o tipo de barril escolhido e tem que tem um teor de álcool entre 38 e 45% , dependendo do produtor. O Sotol é destilado a partir da cabeça e pinã da planta Dasylirion wheeleri ,  da família Asparagaceae , conhecido pelo mesmo nome (ou o nome sereque ) que cresce no deserto do norte do México, mas aparece em versões exclusivas fruto de produções artesanais.

Com grandes influências do terroir, o Sotol também reflete a região na qual é feito: rótulos derivados de plantas cultivadas próximas às florestas costumam ter sabores e aromas que remetem a pinheiro, pastagens e ervas, enquanto as bebidas do deserto trazem influências mais minerais, com notas que lembram couro e terra. Também há opções infusionadas vendidas como espécie de licor.

 

Nos últimos anos, o Sotol conquistou novos públicos e garantiu presença internacional, como no bar PTN, em Osaka, no Japão, que ganhou uma coleção dos principais rótulos. Outro exemplo é o Desert Door Distillery, no estado americano do Texas, que produz a própria bebida e também oferece passeios guiados para visitantes da destilaria, salas de degustação e receitas de drinques.

Informações da Exame.
Foto: Getty Images

  • Compartilhe: