Solare Construtora: Empresa celebra os 10 anos de atuação com expansão, atendimento personalizado e emprendimentos de alto luxo

Texto: Louise Calegari

Viver com mais qualidade de vida e desacelerar em um lugar que proporcione conforto, respeito à natureza, infraestrutura diferenciada, opções de lazer, segurança total e em perfeita conexão com todas as tecnologias que o mercado oferece. Essa é a premissa da Solare Construtora ao erguer cada projeto, em uma busca constante por trazer o que há de mais novo no mundo para os empreendimentos que levam a sua assinatura. Agora, a empresa que está prestes a completar 10 anos de atuação na região Oeste da Bahia, vivencia mais um momento especial, o de maturidade com o foco no desenvolvimento de projetos cada vez mais modernos e em sintonia com as tendências internacionais.

Para o CEO e fundador da Solare, Henrique Leão, é tempo de se desafiar: “Vivemos atualmente essa maturação e estamos deixando de ser uma empresa jovem para enfrentar o desafio de se manter atualizada com foco na inovação, com uma linha diferenciada de produtos e na busca pela expansão. Hoje assinamos empreendimentos em Salvador, Barreiras e estamos nos preparando para um grande lançamento na cidade de Luís Eduardo Magalhães, apostamos na diversificação dos nossos serviços e na qualificação cada vez maior dos nossos profissionais para celebrar essa nova fase na qual abraçamos públicos cada vez mais exigentes”, conta ele.

Essa fase a qual ele se refere coloca a empresa – que já é conhecida pela qualidade impecável dos seus produtos – alinhada à nova onda mundial de oferecer projetos únicos e ainda mais exclusivos, voltados ao segmento de alto luxo: “A tendência está em crescimento no Brasil e nas principais cidades do mundo, já que as pessoas querem cada vez mais uma experiência diferente, mais humana, que seja personalizada e especial.”

Essa nova demanda surgiu na pandemia, quando as pessoas se viram presas dentro de suas próprias casas por causa do isolamento social. A mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Brain Estratégica, revelou que o mercado brasileiro de imóveis de luxo e alto luxo cresceu 14% em abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o estudo, intitulado Perspectivas da Economia Brasileira e do Mercado Imobiliário, até o fim do ano o segmento deve crescer mais de 53%.

Para ser considerado de luxo, o imóvel é avaliado não somente pelo seu valor de mercado, mas também pelos materiais utilizados na execução, design, mobiliário e pelos profissionais que assinam o projeto. Se esse empreendimento favorecer o contato com a natureza e oferecer infraestrutura das áreas comuns, ele ganha ainda mais pontos, mas vale ressaltar que o local onde o imóvel é construído também faz a diferença, pois o seu entorno, com todas as suas benesses, elevam a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores.

O CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA QUE APOSTA NA URBANIZAÇÃO E NA MODERNIZAÇÃO DAS CIDADES

A Solare nasceu do sonho de transformar Barreiras e levar a cidade ao estágio máximo de referência das grandes metrópoles, arborizadas, com construções inteligentes e com uma população que aproveita os espaços urbanos. Há quase uma década a empresa aposta em empreendimentos que tenham a função de levar qualidade de vida e principalmente bem-estar aos seus moradores.

Desde a fundação, a construtora entregou à Barreiras diversos imóveis que fizeram a diferença e cumpriram muito bem esse papel e, por isso, tiveram desde o lançamento excelente valorização no mercado imobiliário, a exemplo do Copenhage, Vancouver, City House e Santorini (58%, 56%, 57% e 59%, respectivamente).

O sucesso desses empreendimentos se dá pela qualidade dos produtos e por estarem completamente alinhados com o resto do mundo: “É possível ver isso desde a escolha dos nomes desses empreendimentos, que homenageiam grandes cidades do planeta. E esse é o nosso DNA, levar sempre inovação aos nossos clientes. Eu realizo o meu sonho todos os dias de trazer coisas novas para a cidade e busco garimpar o que há de melhor em diversos outros países, fruto das minhas pesquisas constantes e experiências internacionais e nacionais”, explica Henrique Leão.

Ele ressalta que a inovação buscada não se limita a um processo construtivo novo, com a execução da obra em alta velocidade, que é uma marca registrada da empresa: “A inovação está em um estilo de vida que queremos trazer, para que as pessoas daqui tenham o cotidiano de tantas outras em cidades de primeiro mundo, que é o de viver o bairro, fazer as coisas a pé e dialogar com as suas respectivas comunidades.”

De acordo com o empresário, essa é a prova de que a missão está sendo cumprida aparece nos números: ao menos 15% desses empreendimentos foram comprados por pessoas de fora da cidade. “Isso mostra que estamos ajudando nesse processo de fazer de Barreiras um polo regional. Desde o começo da nossa história eu fiz um trabalho muito grande de convencimento para que as pessoas voltassem a investir na cidade e nos tornamos captadores desses investimentos, gerando novos espaços, e criando experiências. É um momento muito especial para nós que comprova que, cada vez mais, as pessoas confiam nos produtos que entregamos.”

O fundador da empresa adianta que a previsão é de que a Solare dobre de tamanho nos próximos anos, mantendo a trajetória de crescimento dos anos anteriores. “Até 2023 ampliaremos a contratação de funcionários e colaboradores porque apostamos no Oeste da Bahia. Estamos no lugar certo, no momento certo. O que sinto hoje é gratidão. Sou muito feliz em contribuir com a cidade, e aprendo todos os dias com as críticas e elogios. Quando comecei a minha trajetória não imaginava chegar onde chegamos, e seguiremos nessa busca de levar a nossa empresa para um caminho cada vez mais crescente e melhor”, finaliza ele.

SOLARE LUX: EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA PARA UM NOVO TEMPO

Para garantir uma experiência mais do que completa e exclusiva, a Solare Construtora lança a Solare Lux, que visa proporcionar um atendimento diferenciado, voltado totalmente para as demandas do cliente. O objetivo principal é facilitar a vida de quem não tem tempo: “É como se fosse um sonho, já que o cliente não precisar se preocupar com contratação ou gestão de empreiteiros após o recebimento do imóvel, pois o entregamos pronto”, explica a coordenadora de projetos, Aline Escobar.

Segundo ela, a Solare Lux preza pela valorização do relacionamento com o cliente, o que sempre foi um dos principais pilares da construtora: “Nós sempre tivemos esse grande diferencial, o de prestar um atendimento completo e de excelência. A Solare Lux surge para deixar esse processo ainda mais personalizado, pois é voltada para quem busca um serviço de exclusividade. A nossa proposta é oferecer uma obra feita com base nas necessidades do cliente, com o padrão de qualidade Solare. Oferecemos a oportunidade de o cliente desfrutar de uma experiência única e totalmente personalizada na aquisição do imóvel, seja para morar ou investir.”

A profissional ressalta que a decisão de criar a Solare Lux surge para atender essa demanda de novos moldes no comportamento de consumo: “Precisávamos dar atenção aos clientes que buscavam esse tipo de serviço de alto luxo, que é um dos que mais cresce na atualidade. Mas, vale lembrar que o luxo se caracteriza, nesse caso, pela exclusividade e excelência, não necessariamente pelo preço, pois falar de valores é algo muito relativo. O padrão de exigência é completamente dinâmico e por isso precisamos nos adaptar para entender e atender esse mercado tão exigente”, completa.

ALINE ESCOBAR

Aline Escobar assumiu o cargo de coordenadora de projetos da Solare no primeiro trimestre deste ano com o desafio de coordenar o setor de arquitetura – entre equipe interna e terceirizados -, alinhando o desenvolvimento de produtos e projetos com o planejamento estratégico da empresa.

Com o foco em inovação, a barreirense – que já trabalhava com desenvolvimento imobiliário em Salvador – pontua a necessidade de estar sempre atualizada com as tendências do mercado nacional e internacional, explorando sua influência na formação acadêmica em arquitetura e urbanismo realizada de forma mista, entre Brasil (UFBA) e Itália (UNIPI) para trazer em seu trabalho referências do que há de melhor em todo o mundo.

CRIAR PARA O FUTURO: O DESAFIO DE UMA EQUIPE QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ENTREGAR O MELHOR RESULTADO

CLAUDIA LEÃO – ARQUITETA DE CRIAÇÃO

Para a entrega superar as expectativas é preciso ir além na etapa que envolve a concepção do projeto. Tudo começa com a união da visão de futuro da cidade e muito estudo. Com o conceito do projeto definido, inicia-se o processo criativo para materializar o que antes era apenas uma ideia. A responsável por fazer isso é a arquiteta de criação da empresa, Claudia Leão.

A mineira, formada na capital baiana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui MBA em Arquitetura de Luxo e mora em Barreiras há 40 anos, onde ao longo desse tempo fortaleceu seu nome como profissional, até ser convidada pelo filho, Henrique Leão, para assumir o cargo, considerado por ela um desafio pela missão que traz: a de ajudar no desenvolvimento urbano da cidade que escolheu para fincar raízes e constituir sua família.

“Vivemos hoje um momento promissor, fruto de uma vontade coletiva de melhorar a cidade em todos os sentidos. É uma incrível força tarefa que nos deixa confiantes, gera novos negócios para a região e fomenta o surgimento de novos espaços residenciais e comerciais. Esses projetos representam a possibilidade de me colocar como uma arquiteta que tem total empatia na vida do meu próximo, pois me faz buscar entender como ele gostaria de viver neste espaço e satisfazê-lo com a melhor arquitetura. Me sinto como um veículo capaz de levar felicidade a essas pessoas.”

Claudia diz que isso só é possível se conectando com o futuro para promover mudanças a longo prazo: “Quando alguém me confia o espaço que vai viver eu me sinto honrada e sou muito futurista. O meu design é sempre voltado para o futuro. Eu contemplo o passado, mas trabalho para que daqui a 30 anos aquilo ainda seja aproveitado da melhor maneira”, afirma.

NATIELI PASTI – ENGENHEIRA CIVIL E AUDITORA INTERNA DE QUALIDADE

Ao longo de cada processo é preciso ter atenção redobrada com o controle de qualidade para garantir sucesso no resultado. Essa é a função de Natieli Pasti, que começou como estagiária e hoje é Engenheira de Manutenção e Qualidade. De acordo com a profissional existe um grande elo entre qualidade e manutenção, que precisa estar em equilíbrio: “A minha responsabilidade é transitar entre os dois setores para trazer melhoria contínua para os processos, otimizando a forma de construir e gerando cada vez mais satisfação aos clientes desde a compra até o pós-venda.”

GUSTAVO BRANCO – COORDENADOR GERAL DE ENGENHARIA

Com o projeto em mãos é hora de pensar na execução, e é esse o papel de Gustavo Branco, Engenheiro Civil que faz parte da equipe Solare há três anos. O profissional nascido em Salvador é Coordenador do Setor de Engenharia e auxilia na expansão planejada da empresa, estruturação dos processos e execução das obras. Segundo ele, o trabalho envolve toda uma equipe focada em transformar sonhos em realidade: “Qualquer empreendimento da Solare só começa após ter um projeto muito bem pensado e elaborado por muitas mãos, com uma equipe multidisciplinar. O setor de arquitetura dialoga diariamente com a diretoria e com os setores comercial e de engenharia para gerar projetos eficientes, modernos e únicos. Nós prezamos muito pela qualidade de execução dos serviços em todas as etapas construtivas da obra e treinamos nossas equipes com procedimentos executivos e outros cursos de capacitação, pois entendemos que a cultura de aprendizagem é essencial para um ambiente de trabalho sadio, produtivo e motivador.”

O engenheiro conta que a empresa está em constante melhoria nas escolhas de materiais e acabamentos finais para os empreendimentos, levando em conta sempre o respeito ao cronograma da obra: “Costumo dizer para os nossos engenheiros e estagiários que o prazo contratual do cliente é inegociável e, por isso, trabalhamos duro para cumpri-lo, e quando possível, até mesmo antecipá-lo. Temos reuniões periódicas, metas semanais que são repassadas para as equipes envolvendo todos os colaboradores neste compromisso, Nunca deixando de lado a qualidade, segurança e bem-estar de todos os envolvidos.”

LUIZA CAMPOS – RESPONSÁVEL PELA LEGALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS

Para fazer um empreendimento dar certo é preciso buscar juridicamente a viabilidade da obra, desde a regularização dos lotes e terrenos até a incorporação imobiliária. A responsável por esta etapa é Luiza Campos, que explica como funciona o processo: “É um trabalho muito importante e que exige cuidado e atenção por se tratar de uma demanda burocrática, visto que são envolvidos também órgãos municipais e estaduais para que o empreendimento seja legalizado. O registro da incorporação imobiliária é importante porque a partir dela teremos as descrições legais das unidades comercializadas, atendendo às normas e projetos aprovados. Esse é meu papel dentro da Solare e me sinto honrada em saber que o que faço é fundamental, inclusive nas demandas dos outros setores”, completa a profissional.

INSPIRAÇÃO NO CÉU PARA CRIAR UM EMPREENDIMENTO INOVADOR: ESSE É O SKY, O MAIS NOVO LANÇAMENTO DE ALTO LUXO DA SOLARE

O Sky tem referências do design italiano, que é uma tendência em grandes metrópoles, a exemplo de Dubai, Nova Iorque e São Paulo. Trata-se de uma verdadeira obra prima, inspirada nas curvas da natureza, com espaços comuns espetaculares e a vantagem de proporcionar a experiência de viver em um local único, bem localizado, num endereço escolhido a dedo, no melhor ponto do bairro Renato Gonçalves.

O empreendimento prima pela sustentabilidade e valoriza o olhar com sua estrutura avarandada que permite a contemplação do céu, da cidade e do entorno. O Sky transforma o cenário e o bairro, já que a sua chegada promove a urbanização e o compromisso da empresa com comunidade local, que ganha de presente a Praça da Sustentabilidade Geraldo Nunes, que será totalmente requalificada e entregue à população através de um Termo de Cooperação Técnica para manutenção de espaços públicos, através do Projeto Adote uma Praça, em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O espaço irá ganhar paisagismo, bancos com encosto, bancos paramétricos, parede de escalada, playground de madeira plástica, balanços, gangorras duplas, pergolados, estrutura instagramável, jogos de barras de alongamentos e lixeiras.

“Entendemos que o mercado imobiliário também tem que contribuir com o poder público, com a cidade e com toda a comunidade para estreitar parceria com desenvolvimento de projetos de maneira sustentável. Nossa previsão é iniciar até o final do ano toda uma nova estrutura para a Praça da Sustentabilidade Geraldo Nunes, para que seja um ponto de encontro de amigos e famílias no Renato Gonçalves. Estamos felizes com essa oportunidade”, destaca Henrique Leão.

 

Fotos: Divanildo Silva

  • Compartilhe: