Arábia Saudita revela projeto de cidade com edifício único que se estende por 170 km

A Arábia Saudita revelou detalhes para seu ambicioso projeto urbano “The Line”, apresentado como uma cidade de um só edifício no deserto que se estenderá por 170 quilômetros e abrigará 9 milhões de pessoas.

A cidade futurista proposta é parte do projeto Neom, um plano grandioso que ainda levará anos para ser concluído. Ela ficará localizada no noroeste do país, perto do Mar Vermelho, de acordo com um anúncio do príncipe herdeiro do reino, Mohammed bin Salman.

O “The Line” é um edifício proposto de 200 metros de largura que atua como uma cidade vertical, projetada para ficar a 500 metros acima do nível do mar. Ele terá 34 quilômetros quadrados, de acordo com um comunicado à imprensa.

Embora os detalhes sejam escassos, aqueles por trás do projeto afirmam que o “The Line” funcionará inteiramente com energia renovável, sem estradas, carros ou emissões. Um trem de alta velocidade conectará seções do projeto, acrescenta o comunicado.

Os críticos lançaram dúvidas sobre se o projeto é tecnologicamente viável, enquanto outros descreveram a visão revelada em um vídeo promocional como “distópica”.

O “The Line” faz parte de um plano de reposicionamento saudita –chamado de Vision 2030– para rivalizar com seu vizinho do Golfo, os Emirados Árabes Unidos, que tem as cidades de Dubai e Abu Dhabi, e remodelar a economia do reino, transformando-o em um centro de viagens. Com o objetivo de atingir 100 milhões de visitantes anuais até o fim da década, espera-se que o aumento impulsione a economia local em bilhões de dólares.

Embora o governo saudita tenha introduzido reformas trabalhistas periódicas, sua natureza limitada e aplicação negligente fizeram com que práticas exploratórias e perigosas continuassem para a população de trabalhadores imigrantes.

De acordo com a Human Rights Watch, milhões de trabalhadores imigrantes ocupam principalmente empregos manuais, administrativos e de serviços na Arábia Saudita –o que representa mais de 80% da força de trabalho do setor privado. O grupo tem criticado fortemente o sistema de patrocínio de vistos da Arábia Saudita, conhecido como kafala.

Com informações da CNN.
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: