Balenciaga lança nova loja de alta-costura em Paris

A Balenciaga, cujo diretor artístico Demna Gvasalia é conhecido por ser um dos criativos que quer democratizar a moda, está desbravando a indústria mais uma vez ao inaugurar uma loja de alta-costura em Paris, que abrirá ao mundo o raro universo do luxo.

Dedicada a “preservar a herança da Balenciaga, bem como criar alta-costura para hoje”, a loja abre as portas no dia 6 de julho – para coincidir com seu desfile de alta-costura – na 10 Avenue George V., endereço que Balenciaga abriu aqui em 1937.

A nova loja irá “além dos salões reservados para provas de roupas”, segundo o comunicado da Balenciaga, e vai oferecer criações exclusivas de roupas, acessórios e objetos “que vão do artesanal ao altamente tecnológico”. Todos os produtos serão de edição limitada, disponíveis apenas naquele local, com opção de personalização ou alteração nos ateliês do andar superior. A loja estará aberta de terça à sexta, das 11h às 19h, e somente com hora marcada às segundas e sábados.

“O conceito da loja de alta-costura é uma porta de entrada para esse nicho, que continua sendo um universo muito fechado, principalmente para as novas gerações”, diz Cédric Charbit, CEO da Balenciaga. “Nesse endereço, produtos, serviços sob medida e excelência no varejo são uma reinvenção da experiência do cliente Balenciaga. É emocionante poder apresentar esse nível de artesanato, criatividade e savoir-faire feito na França em nosso endereço histórico.”

Demna quebrou o padrão de luxo na Balenciaga, oferecendo streetwear como luxo, uma colaboração com os Simpsons e desfiles com referências diretas e pessoais à guerra. Ele relançou a alta-costura da Balenciaga no ano passado, 53 anos depois que Cristóbal Balenciaga fechou sua maison. O desfile de alta-costura do outono de 2021 contou com a presença de Kanye West e foi encenado em completo silêncio. Ele apresentou jeans, calças de corrida, parkas e alfaiataria. “A façanha que Demna conseguiu com essa coleção ultra aspiracional não foi dar as costas à estética da rua e do underground, mas dar aos valores inclusivos dessa geração uma elevação sensacional”, escreveu Sarah Mower, da Vogue Runway.

A nova loja é uma prova de que a Balenciaga está empenhada em recuperar sua posição como um grande player de alta-costura, ao lado de Chanel e Dior. Também está trazendo alta-costura para o espaço de varejo, geralmente reservado para clientes de alta renda em salões fechados. “A Balenciaga é disruptiva e podemos esperar que a grife amplie os limites da alta-costura, engaje mais clientes ao ampliar, por exemplo, novas categorias (homens, acessórios, etc.)”, diz Mario Ortelli, diretor administrativo da consultoria de luxo Ortelli & Co. “A alta-costura exige um contato imersivo com o cliente e possui espaços historicamente dedicados nos quais há o nível certo de intimidade e exclusividade.”

Com informações da Vogue.
Fotos: Divulgação

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