Orange Is The New Black: Chega ao fim o primeiro fenômeno da Netflix

Publicado por :Luciana Matos - lucianasantosdematos123@gmail.com
25/7/2019

A última temporada será exibida nesta sexta-feira, 26

 

Chega ao fim um dos primeiros fenômenos da NetFlix, a série Orange Is The New Black, lançada em 2013, época em que a NetFlix estava longe de ser o sucesso que é hoje. A série chega a sua última temporada como a original da Netflix de mais duração e, também, a mais assistida.

Hoje a Netflix é sucesso com as produções e badalações de Stranger Things e La Casa de Papel, mas isso graças ao Orange. A origem da série está ligada à história real de Piper Kerman, que em 2010 lançou o livro de memórias Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison (laranja é o novo preto, meu ano em uma prisão feminina, em tradução livre). Piper, uma mulher branca, educada e privilegiada que foi parar atrás das grades, ganhou uma versão cenográfica interpretada por Taylor Schilling.

(Foto: Divulgação)

Além de Taylor, outros autores se destacaram por conta das suas atuações e de tratarem de assuntos diversos – o que tornava a série especialmente rara e relevante em uma época em que a diversidade ainda não era a palavra de ordem do dia em Hollywood. Enquanto homens de meia-idade como Walter White e Don Draper dominavam a cena, Orange celebrou as mulheres em suas várias formas, fossem elas negras, brancas, latinas, trans, heteros ou gays.

Orange contou histórias que raramente se veem retratadas nas telas, pontuando temas como racismo, violência sexual, abuso de drogas e, claro, as várias formas como as mulheres são afetadas pelas particularidades do sistema prisional americano, com todas as suas desigualdades e burocracias. Tudo isso em um pacote pontuado por doses de humor que ajudavam a tornar os dramas um pouco mais leves. A mistura deu certo, e a série cativou tanto o público quanto a crítica, o que renderia à Netflix três prêmios Emmy em 2014 – incluindo um de melhor atriz convidada em uma série de comédia para Uzo Aduba, a Crazy Eyes.

A série foi sucesso em suas seis temporadas, e a sétima promete garantir o seu patamar de excelência, encerrando a atração da forma que ela merece. Com suas personagens complexas e suas histórias ricas, Orange Is the New Black deixará a sua marca na TV.