Arte: Fotógrafo Rui Rezende lança novo livro em Barreiras

Publicado por :Carla Letícia - carla@adororevista.com.br
23/2/2019

Lançamento de “Vaqueiros do Raso da Catarina”, sexto livro do fotógrafo, será no Cais e Porto, a partir das 19 h

Arte e cultura popular estarão em exposição nesta quarta-feira (27), no Cais & Porto. Lançando seu sexto livro, intitulado “Vaqueiros do Raso da Catarina”, o fotógrafo Rui Rezende lança uma obra que exalta uma região e cultura esquecidas na Bahia. O evento tem início às 19 h e terá exposição de fotos e exibição de vídeo do projeto.

(Fotos: Rui Rezende/Divulgação)

 

 

Com texto assinado por Cícero Félix, jornalista e professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o livro traz contos sobre a cultura da região do Raso da Catarina e o homem sertanejo. “Fazer esse livro só foi alegria, companheirismo e uma forte relação de amizade com todos os vaqueiros. Para a captura das imagens, tivemos alguns desafios por conta da caatinga que ali é bastante fechada. Precisei usar suas roupas em alguns momentos para conseguir me “embrenhar” nos matos junto com os vaqueiros”, conta Rui.

O livro transmite com intensidade a resistência dessa cultura em 156 páginas que formam praticamente um dicionário sobre a indumentária e objetos que paramentam o vaqueiro e seu cavalo. O Raso da Catarina é uma ecorregião localizada na parte centro-leste da caatinga, na Bahia.

O Fotógrafo

Sobrevivente de um acidente aéreo ocorrido em 2014 na região de Barreiras, Rui Rezende conta que precisou se reinventar na carreira. “Com o acidente vieram muitas dúvidas. No começo eu nem sabia se voltaria a caminhar direito, e, se conseguisse, poderia não conseguir escalar e carregar meus equipamentos. […] Este livro é realmente muito especial para mim porque além de ser o primeiro livro na minha nova vida e também meu primeiro livro voltado a um tema mais específico, um livro mais artístico”, conta ele.

 

 

Fotos compõem livro “Vaqueiros do Raso da Catarina”, de Rui Rezende (Fotos: Rui Rezende/Divulgação)

 

O livro já foi lançado em Jeremoabo (pequeno povoado onde mora parte dos vaqueiros retratados no livro), Feira de santana, Santo Antônio de Jesus, Santa Maria da Vitória e Salvador.

Serviço

O que: Exposição de fotografias e lançamento do livro “Vaqueiros do Raso da Catarina” de Rui Rezende – Preço de capa: 100,00 (cento e vinte reais)

Quando: dia 27 de fevereiro, 19hrs

Onde: Cais e Porto – Barreiras

Entrada Franca