Divertida Mente inspira game onde crianças podem fazer amizade com suas emoções

Os pais estão familiarizados com a luta: em um momento, seu filho é um pacote de alegria, no próximo, ele é um tsunami de lágrimas. Enquanto os adultos se beneficiam de vocabulários ricos e experiências de vida extensas para articular e gerenciar seus sentimentos, as crianças geralmente precisam de mais apoio para entender e expressar suas emoções.

É precisamente por isso que filmes como “Divertida Mente” (2015) e sua recente sequência, “Divertida Mente 2” (2024), ressoam tão profundamente entre crianças e famílias. A parceria entre Disney e Pixar teceu uma narrativa que educa as crianças sobre suas emoções ao antropomorfizar sentimentos em personagens adoráveis — Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Nojinho e Ansiedade. Assim, as crianças aprendem inconscientemente a tratar seus sentimentos como amigos, e não como forças intangíveis e misteriosas.

Na mesma época em que “Divertida Mente” foi lançado, o Dr. Sam Hubley, psicólogo clínico e professor assistente de pesquisa na Universidade do Colorado, estava trabalhando em um objetivo semelhante: ajudar as crianças a se envolverem com suas emoções de maneiras inovadoras. Hubley, conhecido por seus seminários sobre o assunto, construiu uma pequena comunidade focada em fornecer educação voltada para o público jovem e suas famílias quando assistiu ao filme pela primeira vez.

Impressionado com “Divertida Mente” e como ele lidava de maneira tão inovadora com as emoções de uma jovem passando por mudanças, ele decidiu exibi-lo antes de uma de suas palestras sobre aprendizagem socioemocional. SEL é um campo focado em ensinar pessoas de todas as idades, mas especialmente crianças, habilidades para reconhecer e gerenciar suas emoções, estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis.

Foi um sucesso retumbante; o local que ele reservou para a exibição e palestra quase esgotou por dois dias consecutivos, uma recepção sem precedentes para Hubley.

Informações da Forbes
Foto: Divulgação

  • Compartilhe: