SAIU NA ADORO: Espaço EVA – Transformando a experiência odontológica com sedação consciente no Oeste da Bahia.

@‌alinygrippe_

@‌igormuriel11

Só quem sente ansiedade ao pensar em ir ao dentista sabe como é difícil superar o medo quando é necessário. Com o medo, a tolerância à dor é alterada e, consequentemente, o que seria algo simples pode se tornar intenso, demorado e desesperador.

Agora, imagina você fazer todo e qualquer tratamento odontológico com uma equipe de anestesia, onde você será medicado por via venosa e poderá relaxar? Dessa forma, quando você perceber, o procedimento já acabou.

É com esse objetivo que surge o espaço EVA, formado por uma equipe de médicos anestesistas e dirigido pela Dra. Aliny Grippe Mota e pelo Dr. Igor Muriel da Silva Fernandes. Um ambiente voltado para o atendimento personalizado e seguro, que permite um novo conceito no atendimento odontológico sem dor, medo, angústia ou ansiedade.

A ideia do espaço surge quando a Dra. Aliny Grippe, após longos 16 anos já promovendo anestesia ambulatorial em diversos consultórios odontológicos, decide trazer esse atendimento para um espaço exclusivo extra-hospitalar.

Aliny ressalta que o Espaço EVA adota toda a metodologia que existe dentro de um hospital. “Atendemos todos os protocolos assistenciais e gerenciamento de riscos para garantir ao paciente e ao cirurgião dentista todo o conforto e segurança que um atendimento sob sedação promove.”

Ela conta ainda que o nome do Espaço EVA não foi escolhido ao acaso, além de ser uma homenagem à primeira mulher anestesista na cidade de Luís Eduardo Magalhães, se remete também ao primeiro ato anestésico narrado na história: “21 Então o Senhor Deus fez o homem cair num profundo sono; tomou-lhe um dos lados e tornou a fechar a carne nesse lugar. 22 Dessa costela o Senhor Deus fez uma mulher e trouxe-a ao homem”, cita o trecho da bíblia.

Dr. Igor Muriel conta que a sedação consciente nada mais é do que o próprio nome diz, uma sedação. Onde o paciente se torna menos consciente sobre o ambiente e sobre si. “Nesse estado os pacientes podem estar mais sonolentos, mas não inconscientes, também não sentirão dor e a resposta aos estímulos externos é limitada. O que garante que ao receber um comando como: abrir ou fechar a boca, deglutir ou levantar, o paciente obedeça ao comando, garantindo tranquilidade ao dentista para execução do procedimento”, explica.

Tanto adultos quanto crianças, e pacientes com síndromes especiais, se beneficiam dessa técnica. “Para as crianças, essa técnica é completamente sem agulhas, a tia Aliny e o Tio Igor fazem só um cheirinho, e aí a criança após dormir, pegamos o acesso venoso, sem aquele desespero devido à injeção. Sem traumas ou sem ter que segurar a criança à força, além de que a medicação venosa utilizada ainda promove amnésia, ou seja, zero traumas futuros”, compartilha Dr. Igor.

Aliny compartilha com felicidade que a primeira paciente a utilizar a técnica da sedação com ela, foi a sua própria mãe, que só de pensar no barulho do motorzinho do dentista começava a chorar. Graças ao carinho e à dedicação da médica, a mãe conseguiu vencer o trauma e se permitiu fazer seu implante dentário, desde que sedada pela filha. Este foi mais um dos fatores que a levou a concretizar o sonho de criar o espaço EVA juntamente com o Dr. Igor Muriel.

Fotos: Erisney Ribeiro

  • Compartilhe: