Evento reúne cotonicultores e celebra início da colheita de algodão na Bahia

Produtores, pesquisadores, estudantes e profissionais da cadeia produtiva do algodão se reuniram para uma programação de dois dias organizada pela empresa global de comércio e processamento de commodities – ECOM, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o evento foi aberto na sexta-feira (21) com a palestra “Cenário geopolítico e macroeconômico Brasileiro e Mundial com ênfase no impacto no algodão”, ministrada por Paulo Rabelo de Castro e Antônio Esteve.

A apresentação explorou as tendências e desafios econômicos que afetam o setor agrícola. “Este encontro reúne toda a comunidade do algodão do oeste da Bahia, além de produtores do Piauí, Mato Grosso e outras regiões. Celebramos não só a abertura da safra, mas também os 175 anos da ECOM, uma data especial para todos nós”, destacou Antônio Esteve.

O sábado (22) foi dedicado a uma visita técnica organizada pelo Grupo Franciosi na Fazenda Santa Isabel. Produtores, engenheiros agrônomos e estudantes puderam explorar a lavoura de algodão irrigado. A fazenda produz 111,64 hectares divididos com o cultivo da soja e do algodão, a previsão é que colheita da fibra na fazenda seja iniciada em 5 de julho com a expectativa de alcançar 350 arrobas por hectare.

Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa, ressaltou a relevância da programação oferecida aos presentes. “Este é um momento importante para a troca de experiências sobre o cultivo do algodão e para alinhar as expectativas para a safra. As palestras de ontem foram valiosas, oferecendo informações estratégicas sobre o mercado e tendências econômicas. Parabéns aos organizadores.”

Gustavo Piccoli, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), agradeceu a hospitalidade e destacou a necessidade de equilibrar custos e tecnologia na produção de algodão: “Precisamos encontrar um meio termo que viabilize a cultura do algodão para todos no Brasil, com tecnologias que entreguem os resultados esperados.” Disse. Uma confraternização com a tradicional paella, encerrou a programação, proporcionando um momento de celebração.

Informações e Foto: Assessoria de imprensa Abapa

  • Compartilhe: