Conheça o prato mais desejado no verão da Tailândia

Alguns dizem que existem mais de 200 tipos de mangas na Tailândia. Mas quando o assunto é criar uma das sobremesas mais amadas do país, “khao nieow mamuang”, poucas variedades da fruta servem.

Conhecido no mundo como “mango sticky rice” – ou arroz doce com manga – o prato parece simples. Pedaços de manga doce e madura são colocados perto de um monte de arroz cremoso que leva creme a base de coco em cima e servidos com feijão mung.

Se feito da maneira certa, o resultado é magia pura, o equilíbrio perfeito entre sabores e texturas.

E poucos fazem esse equilíbrio tão perfeito quanto a idosa de 63 anos Varee Jeensuwan, a rainha do arroz doce com manga em Bangkok. Sua loja Mae Varee, no bairro Thonglor, está em funcionamento desde 1981.

“A melhor sobremesa durante o verão na Tailândia é o arroz doce com manga”, disse ela à CNN.

“De março a maio é a melhor época do ano para provar – as mangas são naturalmente doces e abundantes, o preço é baixo. O arroz é aromático de tão fresco que é feito.”

A manga nam dok mai (água da flor, em tradução livre) são as mangas mais utilizadas na iguaria, pois possuem um sabor doce e textura macia. Varee diz que algumas das melhores mangas desse tipo são encontradas na província de Chacheonseo, no distrito de Bangkhla.

Outra variedade de manga usada é oak rong, que vem do distrito Damnoen Saduak, na província de Ratchaburi.

“É difícil de encontrar e esse tipo de manga só fica disponível em janeiro e entre março e abril”, explica. “Oak rong é apenas famosa entre pessoas tailandesas, a maioria dos estrangeiros não estão familiarizados com essa variedade, eles conhecem apenas nam dok mai.”

Embora as mangas tenham um papel central no prato, outros ingredientes, segundo Varee, são tão importantes quanto.

Em sua loja, Varee utiliza grãos de arroz selecionados dos plantios da província Chiang Rai, no norte da Tailândia. Os cocos são colhidos do sul e possuem um sabor intenso que complementa com o arroz. O feijão mung é assado, não frito, o que dá uma crocrância ao prato.

“Até o sal que usamos no creme nós pedimos da província do sul”, diz Varee.

Já sobre os clientes, ela diz que é uma mistura entre estrangeiros e tailandeses.

“Eu diria que a maioria dos meus clientes estrangeiros são da China, Hong Kong e Cingapura”, diz Varee. “Quando eles estão aqui, eles fazem um check-in nas redes sociais na frente da minha loja. Eles dizem que se eles vem até a Tailândia e não fazem o check-in, eles não estão na Tailândia.

Informações da CNN
Foto: Freepik

  • Compartilhe: