Maior feira do agro baiano espera público recorde

Entre terça-feira e sábado desta semana, a 18ª edição da Bahia Farm Show agrega 434 empresas dos mais diferentes segmentos no parque projetado para a feira, nos arredores de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado. Com o tema ‘Agro: a herança do Brasil’, o evento espera superar o público de 100.262 visitantes da edição passada. A programação conta com grande variedade de eventos, seja na difusão de novas tecnologias ou em debates sobre questões ligadas ao desenvolvimento regional agropecuário.

A feira internacional de tecnologia agrícola e negócios foi realizada pela primeira vez em 2004 para evidenciar a pujança do Oeste baiano, apresentando ao restante do Brasil e ao mundo os resultados alcançados. A produção em larga escala no Cerrado baiano, inicialmente de grãos, começou nos anos 1980, quando foram abertas as primeiras lavouras mecanizadas para soja. Na safra 2023/24, o grão ocupou 1,9 milhão de hectares dos 2,6 milhões cultivados na região. A perspectiva é fechar a safra com 10 milhões de toneladas, entre grãos e fibra de algodão.

Este contexto histórico está representado no tema do evento, e soa, para a maioria dos agricultores e pecuaristas, como algo afetivo, que remete às lições herdadas dos seus antepassados, os pioneiros no cultivo da terra, que dela tiraram seu sustento e transmitiram o amor pelo ofício aos descendentes.

Em quatro décadas, grande parte dos empreendimentos rurais já passou ou passa pelo processo de sucessão. Os resultados, em conjunto ou individuais, projetaram a região Oeste da Bahia no cenário internacional, através de uma trajetória construída a muitas mãos, assim como é organizada cada uma das edições da Bahia Farm Show. Coordenado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Instituto Aiba, o evento conta com apoio de várias organizações (leia ao lado).

No ano passado, a BFS alcançou a cifra de R$ 8 bilhões em comercialização de produtos para o setor, bem como em veículos, imóveis e demais segmentos que fazem parte do cotidiano das pessoas que movimentam a agropecuária e a agroindústria.

Estado e União

Como nas edições anteriores, diversos órgãos do Estado e da União estão dentro do Complexo BFS com divulgação de resultados e orientações a produtores rurais de grande a pequeno portes, associações e cooperativas. Segundo Odacil Ranzi, o governador Jerônimo Rodrigues confirmou presença na abertura oficial, que acontece segunda-feira, um dia antes do início do evento.

Jerônimo será acompanhado de uma comitiva de secretários e demais integrantes das equipes que fazem parte dos órgãos do Estado relacionados às atividades agropecuárias e afins. Deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e demais representantes municipais da região vão prestigiar o momento, que contará com presença de agropecuaristas e integrantes de demais segmentos vinculados à cadeia produtiva regional.

Ao longo da semana, a feira deve receber a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, e comitiva, com expectativa de que ele participe do lançamento do Plano ABC + Bahia (2020-2030), às 12h de terça. O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, é coordenado pela Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri) com diversas parcerias e apoios.

Também o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, que participou da Bahia Farm Show em 2023, e o secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá, Rafael Martins Teixeira, sinalizaram participação com suas equipes de trabalho, dentre outras autoridades.

Área do Complexo BFS cresce 9%

A cada edição, a Bahia Farm Show traz novidades com ampliação de área e melhoria da estrutura, tanto para visitantes quanto para expositores e colaboradores. Este ano, o incremento da infraestrutura registra aumento de 9% em relação a 2023, somando 246 mil metros quadrados e espaço para 434 expositores, que trarão mais de mil marcas em diferentes espaços.

Além das áreas abertas com exposição de máquinas e implementos com o que existe de mais moderno em tecnologia aplicada para o campo, o Complexo BFS conta com três galpões cobertos e com ar-condicionado, ocupado por empresas dos mais diversos segmentos.

Outras alterações foram a expansão dos banheiros e o reforço na segurança das redes elétrica e de comunicação. Conforme Pradella, é desafiador acompanhar o crescimento da feira e proporcionar cada vez mais conforto a todos que participam. “Hoje, contamos com as ruas 100% pavimentadas e parte delas cobertas”, afirmou, lembrando que nas primeiras edições, todas as ruas eram de terra e só havia banheiros químicos disponíveis.

As crianças terão espaços específicos mais uma vez, com área de playground e uma fazendinha. Também estarão disponíveis passeios pagos de balão e de helicóptero, bem como a pista de test drive de veículos comercializados no evento, notadamente com tração nas quatro rodas e voltados para caminhos rurais.

Cerca de mil empregos diretos e quatro mil indiretos são gerados na região, com a realização da feira. Além da limpeza e recepção, as principais demandas são para fornecedores de buffets e outros serviços. Neste período do evento, também o comércio de Luís Eduardo Magalhães e de Barreiras são aquecidos, com maior alta de demanda para hospedagem e alimentação.

SERVIÇO

Bahia Farm Show 2024

Tema “Agro: a herança do Brasil”

Quando: de 11 a 15 de junho 2024

Onde: Parque da Bahia Farm Show (BFM), em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia

Atrações: palestras, eventos de difusão tecnológica, demonstrações de produtos, leilão de gado, espaço dedicado à agricultura familiar, áreas de convivência com restaurantes e food trucks; área de playground e “fazendinha” para crianças; passeios de balão e helicóptero

Realização: AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) e IAIBA (Instituto AIBA), com apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba)

Informações do A Tarde
Foto: Divulgação Bahia Farm Show

  • Compartilhe: