SAIU NA ADORO: Das fazendas para os lares brasileiros: Você sabe de onde vêm os alimentos? 

@davidschmidtbrs

Texto: Adriane Rocha

 

Muitas pessoas acordam e vão tomar seu café da manhã: no prato, um pão com queijo e presunto, o que algumas dessas pessoas não sabem é que o presunto é feito de carne suína. Essa é apenas uma das situações curiosas que acontecem no dia a dia das pessoas das grandes cidades. Na maioria das vezes estão desconectadas da origem dos alimentos, das roupas e dos produtos que consomem. Esse distanciamento entre a zona rural e o meio urbano foi o ponto de partida para um projeto inovador: o Vem Daqui.

Há pouco mais de um ano, David Schmidt, produtor rural e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, sentiu a necessidade de criar um conteúdo que aproximasse o agro da cidade. O objetivo do Canal Vem Daqui é criar conteúdos agradáveis ​​e atrativos, capazes de chamar a atenção do público urbano para conhecer e compreender a importância da cadeia produtiva, a origem dos alimentos e as particularidades da zona rural. “Nós estamos numa região agrícola, então as pessoas daqui, de certa forma, sabem o que é a agricultura e a pecuária. Agora, quando vamos para os grandes centros, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, as pessoas já têm uma certa dificuldade de entender, inclusive de reconhecer a origem dos alimentos”, explica.

David conta que o projeto começou com um vídeo piloto gravado durante a excursão de uma escola da COOPEB, de Barreiras, que estava visitando a sua propriedade rural. Com um estilo mais informal e descontraído, o vídeo mostrava David interagindo com os alunos e explicando sobre a produção rural, enquanto uma câmera registrava todos os momentos. “Eu falava com os alunos, depois parava enquanto os alunos passavam para o próximo ponto de visita. Não foi nada planejado. Eu dirigi, orientei e gravei tudo ao mesmo tempo. O intuito era criar um material que pudesse ser atrativo”, relembra.

Após o vídeo piloto, o projeto ganhou força e hoje conta com uma série de episódios que mostram a vida no campo, a rotina dos agricultores, a origem dos alimentos e curiosidades sobre a produção agropecuária. Uma iniciativa valiosa para promover o conhecimento, a conscientização e o respeito pelo trabalho dos agricultores.

Ao aproximar o campo da cidade, ele reforça a importância da agricultura para a sociedade e ressalta o compromisso dos produtores rurais em garantir alimentos de qualidade e sustentáveis ​​para todos. “É óbvio que um dos conceitos que a gente tem, parte da premissa que o desconhecimento não é culpa total das pessoas. Eu acho que ninguém é obrigado a saber de tudo, ninguém é obrigado a ficar pesquisando sobre tudo. Mas se podemos ajudar nesse processo de aprendizado, é daí que surge o Vem Daqui”, conclui.

Fotos: Cristóbal Lira Fraga

  • Compartilhe: