SAIU NA ADORO: Além das fronteiras: A importância de um estudo bilíngue desde a infância 

@maplebearbarreiras

Imagina uma criança explorando dois mundos distintos, onde histórias ganham vida de maneiras únicas e as aventuras parecem infinitas. O bilinguismo na infância é como possuir um passaporte para um universo de culturas diversas, abrindo um leque de oportunidades emocionantes, especialmente quando introduzido desde os primeiros anos de vida.

Não se trata apenas de dominar duas línguas, mas também de desenvolver habilidades de pensamento flexível e criativo, preparando a criança para um futuro repleto de possibilidades em um mundo cada vez mais interligado. É exatamente isso que o ensino bilíngue da Maple Bear proporciona às crianças, promovendo aprendizado através da diversão.

A coordenadora geral, Annie Tamashiro, conta que a imersão na segunda língua é uma prática enraizada no Canadá há mais de 45 anos, reconhecida como um método amplamente estudado e respeitado internacionalmente. “Consiste em dois pilares: imersão em língua inglesa e melhores práticas mundiais de educação. É um método de ensino que incentiva a criatividade, a experimentação, a descoberta, a resolução de problemas, tomada de decisões, disposição para correr riscos intelectuais e compartilhamento de informações”, complementa.

Annie explica que o objetivo do bilinguismo é formar estudantes autônomos, adaptáveis às mudanças de um mundo moderno e apaixonados pelo aprendizado, bem como promover o desenvolvimento integral da criança nas esferas intelectual, emocional, social e física. “Pesquisas realizadas por psicólogos americanos descobriram que indivíduos bilíngues são mais capazes de se imaginar no lugar dos outros, pois têm mais facilidade de bloquear informações que já conhecem e se concentrar no ponto de vista alheio. Ensinar em dois ou mais idiomas oferece uma educação mais ampla, desenvolve conhecimentos múltiplos sobre idiomas e culturas, além de estimular a apreciação pela diversidade humana”, compartilha.

Além de seus benefícios imediatos, o aprendizado bilíngue não só contribui para o desenvolvimento presente da pessoa, mas também abre portas para uma infinidade de oportunidades futuras, seja na esfera pessoal, como viagens em família ou em ambientes profissionais, como oportunidades de emprego em empresas multinacionais de renome mundial. “Indivíduos bilíngues têm a capacidade de se comunicar proficientemente em mais de um idioma, conferindo-lhes vantagens competitivas no mercado de trabalho. Além disso, eles tendem a ser mais empáticos, compreendendo diversas culturas, resolvendo problemas e colaborando efetivamente em equipe – todas habilidades cruciais exigidas dos profissionais do século XXI”, finaliza Annie Tamashiro.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: