Os 10 melhores espumantes Moscatel do Brasil

O Descorchados é um consolidado guia de vinhos que traz, anualmente, avaliações de rótulos da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Peru e Bolívia. Na edição de 2024, foram mais de 4.000 vinhos degustados de mais de 230 vinícolas argentinas, 210 chilenas, 35 vinícolas uruguaias , 40 brasileiras, 20 vinícolas peruanas e 5 vinícolas bolivianas.

No recorte feito com espumantes Moscatel do Brasil, três rótulos ficaram em primeiro lugar, dividindo a pontuação de 92. Foram eleitos os melhores: Monte Paschoal Moscatel Rosé Espumante N/V, Santa Augusta Moscatel Espumante 2023, e o Vallontano Moscatel Espumante N/V.

O guia Descorchados está à venda por R$ 295. Cada volume é separado por região, sendo um dedicado à Argentina e outro ao Chile. O terceiro é uma união entre Brasil, Uruguai, Bolívia e Peru.

Os melhores espumantes do Brasil

No recorte feito apenas com espumantes brasileiros, elaborados pelo método charmat, o que recebeu a melhor pontuação foi o Ponto Nero Cult Nature, produzido na Serra Gaúcha. Na avaliação feita com espumantes elaborados pelo método tradicional, o Cave Geisse Terroir Nature 2020, Chardonnay, Pinot Noir, ficou com uma pontuação de 95, destacando-se em primeiro lugar.

Na elaboração de vinhos de borbulha, o método charmat é quando a segunda fermentação do espumante ocorre em tanques de inox. Já pelo método tradicional, essa fermentação é feita na garrafa.

Confira o ranking:

  1. MONTE PASCHOAL
  2. SANTA AUGUSTA
  3. VALLONTANO
  4. ESTRELAS DO BRASIL
  5. VISTAMONTES
  6. BELMONTE (Frugalle Moscatel Espumante Moscato Giallo 2023)
  7. BELMONTE (Espumante Moscatel Rosé Frugalle Moscato Giallo, Merlot 2023)
  8. CASA PEDRUCCI
  9. CASA VALDUGA
  10. CAVE DI POZZA

Informações da Exame
Foto: Freepik

  • Compartilhe: