Ciclistas baianos garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris

A Bahia teve mais dois representantes nos Jogos Olímpicos de Paris confirmados nesta terça-feira (4). Os ciclistas Ulan Galinski, do mountain bike, e Paôla Reis, do BMX, vão em busca de aumentar o quadro de medalhas da delegação brasileira e dos atletas baianos a partir de 26 de julho.

Natural da região da Chapada Diamantina, Ulan também é o atual campeão brasileiro da sua categoria e conseguiu a vaga pelo ranking de nações, no qual terminou em primeiro. Ele vai competir na categoria de trilhas entre os dias 27 e 28 de julho na sua primeira participação olímpica. “É a realização de um sonho de criança. Eu acreditei nele desde quando era muito improvável. Trabalhei muito durante os últimos anos com o privilégio do apoio de dezenas de pessoas. Vai ser uma grande oportunidade porque não estou ainda no radar como os favoritos. Isso tira a pressão de cima de mim e a coloca nos outros, o que pode me ajudar no processo. Pretendo fazer a melhor preparação da minha vida para eu poder surpreender o mundo”, pontua.

Com uma trajetória de superação, Paôla iniciou o ano com uma lesão nos dois pés e, agora, comemora a classificação para os Jogos Olímpicos. A atleta de BMX conquistou uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas em 2023, ao vencer o Pan Americano no Equador. Porém, só agora, por se manter em primeira do ranking nacional, que a esportista foi oficialmente confirmada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

“Desde que comecei a andar de bike, queria participar das Olmpíadas. Estou me preparando desde o início. É um momento muito feliz! Foi uma preparação dolorosa. Me superei bastante esse ano porque tive uma lesão, mas já voltei a competir e estou 100% recuperada”, comenta a atleta, que vai passar 50 dias em Paris treinando para a competição, sendo 30 destes na pista oficial do evento. “Já competi nessa pista no início do ano. É uma pista difícil, perigosa e esse treinamento é importante para ficar mais à vontade no circuito”, explica.

Informações do Alô Alô Bahia
Foto: Alemão Fotos

  • Compartilhe: