SAIU NA ADORO: Nutrição Estética: Valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional

A preocupação com a saúde, boa forma, rejuvenescimento e beleza perpassa gerações e vários segmentos da sociedade, principalmente o público feminino. Atualmente, observa-se um conflito entre o corpo real e o ideal, um padrão estético imposto e estimulado por meios midiáticos de forma descomunal. Essa busca pela aparência física idealizada não respeita os diversos biotipos existentes e contribuem para que as pessoas pratiquem dietas inadequadas sem considerar aspectos importantes relacionados à saúde.

Diante disso, vale mencionar que as alterações em relação à estética e à imagem corporal estão sempre em constantes transformações, necessitando assim de uma maior atenção no cuidado nutricional. Tendo em vista que essas mudanças de padrões de beleza podem causar um impacto negativo na autoestima, especialmente para indivíduos que se sentem insatisfeitos com sua aparência e peso. A obsessão pela busca do “corpo perfeito” é um meio comum de etiologia dos transtornos alimentares, pois interage com fatores biológicos, psicológicos e sociais.

É notória a ascensão dos cuidados estéticos e é indiscutível a necessidade de associar os tratamentos a uma alimentação equilibrada e saudável. Mesmo diante de toda evolução biotecnológica desses tratamentos estéticos, percebe-se que muitas pessoas não obtêm resultados satisfatórios, visto que, algo básico é esquecido ou menosprezado: a dieta. É essencial que se tenha mudanças de hábitos alimentares para que, aliadas aos procedimentos estéticos, apresentem resultados melhores e mais duradouros. Nesse cenário, a Nutrição Estética ganha ênfase, visando a implementação de um cuidado nutricional que vai além dos requisitos da dietoterapia, levando em consideração também as necessidades estéticas do seu paciente, mas sempre tratando-o de dentro para fora.

Ademais, é importante conscientizar as pessoas e mostrar os benefícios dos mecanismos da obtenção da estética juntamente com a nutrição para manutenção do peso corporal saudável, auxílio no perioperatório de cirurgias plásticas, tratamento ou prevenção de doenças e afecções relacionadas à pele, mucosas, cabelo e unhas, como o envelhecimento cutâneo, acne, celulite, melasma, queda de cabelo anormal, entre outros. Portanto, apesar das várias tecnologias inovadoras no mercado estético, é eminente que as escolhas alimentares contribui para melhoria estética e qualidade de vida, pois até mesmo esses recursos tecnológicos são incapazes de atingir sozinhos resultados almejados quando o organismo tem carência de nutrientes.

Nutricionista Lara Novaes CRN 22116/P

Foto: Lorranne Dias

  • Compartilhe: