SAIU NA ADORO: Impactos e mudanças do sistema eSocial  nas empresas

@prevlabor

 

Desde sua implementação, em 2014, o eSocial tem impactado significativamente a vida do trabalhador brasileiro, trazendo mudanças nas relações de trabalho e na maneira como as empresas lidam com suas obrigações trabalhistas. 

Ao longo dos anos, o sistema evoluiu consideravelmente com ajustes que visam simplificar processos, tornar o preenchimento mais intuitivo e integrar-se a outros sistemas do governo. A iniciativa permite que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações de forma unificada e organizada, reduzindo custos, processos e tempo gastos com essas ações.

O governo nesse intuito optou por fracionar o eSocial em três grupos de empresas e cinco fases/etapas, porém, o faseamento não excluiu a obrigatoriedade. Todas as empresas são obrigadas a informar seus dados, ainda que em períodos diferentes. Assim, o envio das informações acontece de forma gradual. As empresas que não efetivarem os envios dos dados por meio do eSocial dentro do prazo, desde janeiro de 2023, estarão sujeitas a penalidades e multa do governo federal.

As informações que precisam ser enviadas são chamadas de Eventos:

Evento S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);

Evento S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador – ASO;

Evento S-2240: Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Em Barreiras, a PrevLabor tem se preparado minuciosamente para as mudanças trazidas pelo eSocial no contexto da Medicina e Segurança do Trabalhador. Um software que permite o envio dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho, gerando e transmitindo eventos específicos como: s2210, s2220 e s2240. “Isso nos permite a geração precisa de eventos e a transmissão direta ao governo. Além de manter um histórico de exames do colaborador, o sistema permite enviar notificações automáticas para garantir o cumprimento de prazos e documentação”, afirma Laine Viana, Gestora da Clínica.

A padronização e centralização das informações facilitam o monitoramento e a implementação de medidas preventivas. “A transparência e eficiência proporcionadas pelo eSocial contribuem para ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”, explica.

Vantagens inegáveis do eSocial para empresas

Segundo Laine Viana, as vantagens do eSocial para as empresas são claras e significativas. A unificação e simplificação das informações, a redução da burocracia e o maior controle sobre as obrigações trabalhistas e previdenciárias são apenas algumas delas. “Além disso, a transparência e eficiência dos processos relacionados à saúde e segurança do trabalho são notáveis, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para seus colaboradores”, compartilha.

“Fique atento: A responsabilidade pelo envio dos eventos é do empregador, porém, este poderá autorizar à contabilidade, ou a uma empresa especializada em SST, a realizar os envios por meio de uma procuração digital”, completa Laine Viana. 

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: