Nota de Pesar pelo falecimento do ex-combatente da FEB na Segunda Guerra Mundial, Eurypedes Lacerda Pamplona

Lamentamos com muita tristeza, o falecimento do ex-combatente Eurypedes Lacerda Pamplona, aos 104 anos, ocorrido neste domingo (2), no Hospital Militar, em Salvador, vítima de uma pneumonia. O renomado militar representou Barreiras lutando na Segunda Guerra Mundial, demonstrando sua bravura como combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), contribuindo para a preservação dos ideais de liberdade e democracia e por um mundo livre da tirania.

Nascido e criado em Barreiras, o Cabo Pamplona teve a sua história marcada por heroísmo e patriotismo. Após cumprir com o serviço militar obrigatório, foi convocado novamente para ajudar o Exército Brasileiro por ocasião da declaração de guerra, e assim, combateu no Teatro de Operações da Itália sob o rigoroso inverno europeu, na função de atirador da metralhadora ponto 50. Ele sempre relatava que “A guerra é uma estupidez total”, e teve a sua trajetória de vida relatada no livro “Tiro, Guerra e Mito” em duas edições (2015 e 2019), de autoria do 1º Tenente R/2 Pinheiro.

Por toda essa bravura, Eurypedes Lacerda Pamplona deixa o legado de um servidor público dedicado, de honra e amor à Pátria, e símbolo de coragem e dedicação. Para a sua esposa Enoy Barreto, a filha Êda Pamplona, seus cinco netos, dois bisnetos, demais familiares e amigos, também deixa o legado de herói no combate aos horrores e sacrifícios vivenciados na guerra.

O velório acontecerá nesta segunda-feira (3), no Memorial Senhor do Bonfim, a partir das 14h. A cerimônia de sepultamento será realizada nesta terça-feira (4), no Cemitério São João Batista, no centro de Barreiras, às 09h.

Neste momento de dor e tristeza, nos solidarizamos com sua esposa Enoy Barreto, também sua filha Êda, demais familiares e amigos, pedindo a Deus que dê força e serenidade para superar tão grande e irreparável perda. A coragem e dedicação de Eurypedes Lacerda Pamplona em defesa do Brasil, jamais serão esquecidos. Que os seus exemplos e as boas lembranças sirvam de consolo para todos.

Informações da Prefeitura de Barreiras
Foto: Reprodução/Arerê

  • Compartilhe: