Barreiras dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Barreiras iniciou na segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, unindo-se aos demais municípios brasileiros no combate à doença. A mobilização segue até o dia 14 de junho, com a Secretaria Municipal de Saúde planejando vacinar 12.203 crianças de zero a quatro anos. O Dia D de intensificação vacinal está confirmado para 8 de junho.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha deste ano é crucial para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). A partir do segundo semestre de 2024, o esquema vacinal e a dose de reforço serão exclusivamente com a VIP.

“Nossas equipes estão capacitadas e empenhadas em promover a vacinação de nossas crianças tanto na sede quanto na zona rural de Barreiras. É importante destacar aos pais e responsáveis que as doses contra a poliomielite estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Barreiras. No Dia D, uma grande mobilização será realizada para garantir a imunização de 100% do público-alvo”, destaca o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

No sábado, dia 8 de junho, as unidades de saúde da sede de Barreiras estarão oferecendo a vacina das 7h30min até às 17h. Na zona rural, a unidade de saúde do Riachinho garantirá a oferta das doses para a população.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Informações e Foto: Dircom/PMB

  • Compartilhe: