SAIU NA ADORO: Odontologia do Esporte: Protegendo sorrisos e melhorando a performance de atletas

@thaillaclinicaodontomedica

@isabelacarvalho01

A busca por um estilo de vida mais saudável com a prática de esportes e uma alimentação equilibrada teve um aumento considerável nos últimos anos. Com isso, passou a existir um grande investimento em equipamentos e acompanhamento com diversos profissionais, como médicos do esporte, nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas.

Segundo pesquisas do IBGE em 2015, temos no Brasil aproximadamente 60 milhões de esportistas e praticantes de exercícios físicos, mas poucos têm acompanhamento odontológico. Foi pensando nisso que Thailla Araújo, através da Clínica Thailla Odontomédica, trouxe a Odontologia do Esporte, uma inovação na região Oeste em parceria com a Dra. Isabela Carvalho.

O acompanhamento especializado para os atletas é voltado para sua proteção e performance. “A especialidade visa diagnosticar, prevenir e tratar problemas bucais em atletas, assim como protegê-los durante a prática, sempre de acordo com as especificidades de cada esporte”, afirma Dra. Isabela Carvalho.

A odontóloga explica que hábitos relacionados à prática dos esportes podem gerar impactos na cavidade oral, levando a um envelhecimento precoce bucal, como trincas dentárias, fraturas, desgastes, recessões gengivais, sensibilidade e amarelamento. “Importante ressaltar também que problemas bucais, como gengivites, podem impactar o rendimento físico de atletas porque interferem na recuperação muscular, levando a quadros de lesões musculares e baixa performance”, compartilha.

E quando se pensa em esportes, não se pode descartar o risco de traumas. A Dra. Isabela destaca: “A prática de esportes, independentemente da modalidade, oferece risco de traumas orofaciais, impactando a vida do atleta.”

Devido a isso, a proteção com a confecção de protetores bucais individualizados é de extrema importância, visando preservar a integridade dos esportistas. “Confeccionado a partir de um molde da boca do atleta, o protetor bucal individualizado garante uma perfeita adaptação, proteção adequada, além de permitir uma boa respiração, fala e hidratação durante os treinos e competições”, ressalta a odontóloga.

E para os atletas, Dra. Isabela compartilha uma curiosidade: os protetores não são todos iguais e variam conforme a modalidade. Por exemplo, para lutas, esportes de contato e os com risco de queda, o objetivo é proteger contra o impacto na boca, mas para exercícios de força, como a musculação, a indicação é de proteger os dentes contra o apertamento dentário. “Sabe quando vamos pegar um peso e apertamos os dentes para termos mais força? Fazemos isso para ter mais estabilidade corporal, porém para os dentes é um hábito prejudicial e necessita de proteção”, explica.

“O atleta precisa se conscientizar de que o seu corpo funciona de forma integrada, logo a saúde bucal é fundamental para a sua saúde geral e desempenho esportivo”, finaliza Dra. Isabela Carvalho.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: