Fundesis faz roteiro de inaugurações em quatro cidades do oeste baiano

Uma viagem pelo oeste baiano marcou quatro inaugurações do Edital Nº01/2023 do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Realizadas por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e do Instituto Aiba (Iaiba), entre os dias 21 e 22 de maio, as entregas de benfeitorias contemplaram instituições sociais nos municípios de Santana, Bom Jesus da Lapa, São Félix do Coribe e Correntina.

Na terça (21), no município de Santana, a Associação dos Moradores de Caraíbas, que conta com cerca de 100 associados, teve o projeto Dinamização Produtiva e Tecnológica de Agricultores Rurais aprovado com a aquisição de implementos agrícolas, como grade hidráulica 12 discos, distribuidor de calcáreo 2.500 kg e semeadeira para capim, que passam a integrar o patrimônio da associação e beneficiar famílias da comunidade.

Também no mesmo dia, em Bom Jesus da Lapa, a Casa de Passagem Aloisio Tanajura, agora chamado de Ponto de Cultura, recebeu investimentos. Por meio do projeto Instalação do Sistema Fotovoltaico foram adquiridos recursos para a instalação de sistema de instalação ininterrupta de energia elétrica para atender a demanda da sede da instituição, que agora contará com cursos profissionalizantes, como informática básica, pintura em tecido, biscuit, artesanatos diversos, voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Já na quarta (22), foi a vez da Associação Atlética São Felense de São Félix do Coribe, comemorar a concretização do projeto de Construção do Espaço Recreativo, que foi possível graças aos recursos do fundo. Através do Fundesis, mais de 80 crianças e adolescentes da comunidade foram beneficiados com a estrutura da sede da associação, que foi ampliada e passa a contar com vestiários e banheiros, além de proporcionar mais conforto aos usuários.

E para finalizar o roteiro, em Correntina, a Associação das Mulheres Artesãs Padre André (Amapa) com mais de 120 associados, por meio do projeto ‘Fazendo arte através da cultura’, adquiriu recursos para compra de materiais para uniformes, figurinos de dança e equipamentos que serão utilizados pelos grupos que desenvolvem atividades de dança junina e de capoeira mantidos pela associação, além de oficinas de arte e cultura ofertadas para mais de 80 crianças, adolescentes e jovens beneficiados.

As inaugurações contaram com participação do diretor da Aiba, Hélio Hopp, da coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, parceiros do BNB, moradores, participantes das associações e dos projetos e autoridades locais.

Informações e Fotos: Aiba

  • Compartilhe: