SAIU NA ADORO: AGROFORMOSA: Feira de Formosa do Rio Preto expande horizontes em 2024   

@agro.formosa

Segunda edição do evento já tem parte do espaço comercializado para expositores e apresentará nova estrutura de 66 mil m² 

 

Texto: Redação

A segunda edição da Agroformosa, feira agropecuária de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve superar as expectativas de público este ano. Realizada de 27 a 29 de junho, a feira terá como tema “Solo fértil, agro forte” e representará um avanço e uma oportunidade para o setor produtivo da região, fomentando negócios e apresentando soluções para os mais diversos segmentos do agro. 

O produtor e presidente da Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto (Acrifor), Sabino Gomes Filho, destacou os preparativos e as novidades da segunda edição do evento, que já tem 30% do espaço comercializado para expositores. “Não paramos de receber novas marcas e empresas que estão chegando de todo o Matopiba. Com certeza neste ano teremos um evento grandioso”, afirma Sabino. 

Idealizada pela Acrifor, a Agroformosa aconteceu pela primeira vez em 2023 e marcou como uma iniciativa de sucesso. Quase cinquenta expositores e mais de 45 mil visitantes estiveram presentes no encontro, que contabilizou volume de negócios em torno de R$ 5 milhões. Para este ano, a expectativa é de números recordes em todas as áreas.  

Crescimento 

Em dezembro de 2023, o evento de lançamento da feira apresentou as novidades e inovações da estrutura do evento, que passou a ocupar uma área total de 66 mil m² no Parque de Vaquejada de Formosa. Anteriormente, a feira acontecia em um espaço de 32 mil m².

Ainda de acordo com a organização, os mais diversos segmentos ligados ou não ao agro, como insumos, máquinas agrícolas, irrigação, imobiliário, construção civil, energia solar, instituições financeiras e outros farão parte do evento. “Acredito que até o início de abril teremos todo o espaço da feira ocupado. A procura das empresas e instituições tem sido grande devido o reconhecimento da Agroformosa na nossa região”, conta Sabino. 

Cenário do agro 

Em um cenário desafiador para o setor, afetado pelas adversidades climáticas em várias regiões do Brasil e pela volatilidade de preços no mercado, o presidente da Acrifor defende a realização da feira. 

Segundo ele, a Agroformosa será ainda mais importante porque reunirá tecnologias, conhecimento e alternativas que serão decisivas para os produtores e empresas. “Além de fazer negócios, o que é de praxe em feiras, eles encontrarão no evento o melhor lugar de compartilhamento de experiências, soluções e ideias que beneficiarão todos os empreendimentos rurais da nossa região, o que é indispensável no enfrentamento dos desafios do setor neste momento”, defende Sabino. 

A feira 

A  Agroformosa é uma feira de negócios que nasceu com o objetivo de prospectar, melhorar e promover a atividade agropecuária de Formosa do Rio Preto, tornando-a ainda mais conhecida não só regionalmente, mas também nacionalmente e até mesmo mundialmente. Afinal, o município de Formosa é um dos maiores produtores do país, com capacidade de incrementar ainda mais a sua produção. 

Localizado há quase mil quilômetros da capital Salvador, no centro do Oeste baiano, o município se destaca nas culturas da soja e milho. A cotonicultura também é muito forte em toda a região. A cidade faz parte de uma das sub-regiões produtoras, que é composta ainda pelos municípios de Barreiras, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia.

Para a safra 2023/2024, mais de 2,3 milhões de hectares de grãos estão sendo cultivados na região, demonstrando a importância socioeconômica do cenário onde se encontra Formosa do Rio Preto.  

A cidade também registra alguns dos maiores números do PIB agropecuário baiano, tendo a pecuária como outra de suas atividades de maior referência. Por lá destacam-se os rebanhos de bovinos, com cerca de 85 mil cabeças de gado, além dos equinos, ovinos e caprinos. 

De acordo com Sabino, a feira tem a missão de atrair ainda mais investimentos e desenvolvimento para as cadeias produtivas formosenses. “Temos certeza que a nossa diversidade e potencial serão demonstradas para todo o Brasil na Agroformosa”, conta o presidente. 

Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: