Contribuinte pode ajudar as Obras Sociais Irmã Dulce através da declaração do Imposto de Renda

Doações serão destinadas ao projeto de requalificação do centro geriátrico da instituição

Os contribuintes pessoa física e jurídica já podem ajudar as obras sociais da Santa Dulce dos Pobres doando diretamente na declaração do Imposto de Renda (IR) deste ano. É possível deduzir até 3% do imposto devido; ou seja, o valor a ser pago conforme o rendimento anual, doando na declaração em favor das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). As doações via IR serão direcionadas ao projeto de requalificação do Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, núcleo da OSID referência no atendimento à pessoa idosa e o único complexo da Bahia a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos clínicos agudos e pacientes crônicos.

Para direcionar a doação, basta fazer a opção pelo modelo completo (pessoa física) ou lucro real (pessoa jurídica). Todo o processo pode ser conferido através do link www.irmadulce.org.br/impostoderenda. No centro geriátrico das Obras, onde hoje são realizados 6 mil procedimentos ambulatoriais mensais, a requalificação vai impactar diretamente no serviço oferecido aos pacientes, uma vez que o projeto prevê a reforma e o aparelhamento de sua estrutura física.

“A requalificação da estrutura tem o objetivo de propiciar um ambiente ainda mais acolhedor, promovendo espaços para que as equipes multiprofissionais possam estar com os idosos de maneira humanizada”, explica a líder do centro, Beidilis Fortuna. A iniciativa de doar parte da contribuição é possível através de uma campanha da Receita Federal, que permite a destinação de até 3% do imposto devido para fundos municipais ou estaduais de Direitos da Criança e do Adolescente, e da Pessoa Idosa.

O contribuinte que opta pela doação para a OSID, doa diretamente ao Fundo Municipal do Idoso. Respeitados os limites legais, o valor da doação ao Fundo é integralmente deduzido do IR apurado na declaração anual. Isto é, para quem faz o procedimento, o aporte vai para o Fundo, mas o pagamento é exatamente igual ao valor que pagaria de imposto se não fizesse a doação. Importante lembrar que os contribuintes que têm direito à restituição também podem doar. Neste caso, 100% da doação dedutível será devolvida com as devidas correções da taxa SELIC (que é superior ao rendimento da poupança), a partir do mês de junho deste ano. O prazo para envio da declaração termina no dia 31 de maio.

Legado de amor e serviço – Criado em 1986, o Centro de Geriatria e Gerontologia da OSID traduz a luta de Irmã Dulce por uma assistência integral aos idosos, com estímulo à cidadania, socialização e qualidade de vida. Comprometida com o atendimento humanizado, a unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da área de Saúde, e dispõe de 162 leitos para pacientes crônicos, agudos, em reabilitação e cuidados paliativos. Dentre estes, 54 leitos são destinados à Morada de Idosos que acolhe pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. A unidade oferece ainda o Ambulatório de Parkinson, para acompanhamento de portadores da doença; e o serviço de Avaliação Cognitiva, voltado aos idosos com alterações de memória e portadores de doença de Alzheimer.

Foto: Divulgação

  • Compartilhe: