Bahia Farm Show 2024 é lançada e prevê R$ 8 bilhões em negócios
* Texto alterado em 05/04/2024, às 16h34

Em clima de otimismo no campo, consolidação da infraestrutura e reconhecimento da feira como uma das maiores do País, a Bahia Farm Show 2024 foi lançada na noite desta quinta-feira (4) para a imprensa regional e nacional em um formato de coletiva de imprensa, transmitida ao vivo pelas redes sociais, e que também contou com a presença de representantes do poder público, produtores rurais, expositores, instituições financeiras e membros da sociedade civil. O presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, o vice-presidente, Moisés Schmidt, e o coordenador, Luiz Pradella, apresentaram as principais novidades da 18ª edição da feira agrícola, que será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, e terá como tema “Agro: a Herança do Brasil”.

O lançamento desta 18ª edição marca o início da contagem regressiva de quem espera fazer bons negócios e incorporar o que há de mais moderno em máquinas e tecnologias agrícolas em suas fazendas. A organização da Bahia Farm Show está se preparando para ocupar uma área de 242 mil metros quadrados – um incremento de 9% em relação à edição passada, e montar uma infraestrutura que vai abrigar 420 expositores. A organização do evento anunciou durante a coletiva a expectativa de manter o patamar dos R$ 8 bi em comercialização. As empresas serão distribuídas na área externa e nos três galpões cobertos, que representam cerca de mil marcas, desde as tradicionais revendas de máquinas, veículos e implementos agrícolas, até tecnologias de irrigação, drones, softwares, aviões e estruturas como silos e armazéns.

Para o presidente da feira, Odacil Ranzi, os produtores são otimistas por natureza e estão sempre olhando com fé no horizonte e em direção ao crescimento. “No campo, apesar das questões de clima, esperamos obter recordes de produtividade. Nosso problema não é a produção e sim o custo, mas não podemos tirar o pé do acelerador, e tenho certeza que continuaremos investindo em tecnologia e na renovação das nossas frotas. Independente da conjuntura, a feira será, assim como foram as edições passadas, um sucesso absoluto, e vamos bater a meta de público, ultrapassando os 100 mil visitantes”, contextualiza. O presidente também conta a presença de agentes financeiros para disponibilizar crédito com juros facilitados, e dos técnicos e consultores para a composição da programação de palestras para disseminação de tecnologias e produtos.

Ao falar sobre o tema: “Agro: a herança do Brasil”, o vice-presidente da Bahia Farm e da Aiba, Moisés Schmidt, acredita que a escolha se encaixa com o sentimento dos produtores rurais e de quem já teve a oportunidade de prestigiar a feira. “Trazemos o legado da tradição das nossas famílias, dos pioneiros que se dedicaram ao campo, reconhecendo o sucesso do passado, mas por meio da tecnologia, pensando no futuro. Fico hoje honrado e feliz de saber, como a segunda geração, que já estamos evoluindo, fazendo a diferença”, afirma. Para a vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto, a Bahia Farm é um modelo de sucesso que impulsiona o desenvolvimento regional, tornando-se o nosso cartão postal e a nossa referência. “A Abapa tem o orgulho de trabalhar em parceria para tornar o agronegócio regional ainda mais forte e com um futuro promissor”, destaca.

Desenvolvimento – Representando o Governo do Estado, o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Luiz Resende, reforça a união para a construção do desenvolvimento da Bahia. “Nosso objetivo é ver a Bahia cada vez mais próspera, e isso passa pelo Oeste. Esta será a maior feira de todos os tempos. Temos muito orgulho da Bahia Farm Show que leva o nome do nosso estado para todo o mundo. Seremos novamente parceiros da Bahia Farm Show”. Já o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, acredita na força do agronegócio e do povo da cidade para contribuir com o desenvolvimento da feira que já é a maior do Norte e Nordeste. “Somos hoje o quinto maior PIB da Bahia e temos orgulho em dizer que o agronegócio é fundamental para levar desenvolvimento econômico, emprego e renda para a nossa cidade”, aponta.

A vice-presidente da Fundação Bahia, Zirlene Zuttion, reforçou sobre a importância da feira agrícola para a difusão da pesquisa e da tecnologia. “Esse é o momento de mostrar o que nós fazemos para apoiar o crescimento da nossa produção agrícola. Nossos laboratórios estão ao lado do complexo, e a Bahia Farm é a nossa vitrine, que faz com que os nossos resultados cheguem na ponta, até os produtores”. Para o representante da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fábio Martins, a Bahia Farm Show é o momento mais importante do ano, de mostrar tudo o que foi preparado, de levar o melhor de tecnologia de ponta em máquinas para o agricultor. “Para nós, é um prazer ver o crescimento dessa feira e a cada ano, mais empresas e expositores querendo estar presentes no evento”.

Infraestrutura – Uma cidade inteligente construída para ser a vitrine da tecnologia agrícola. Para isso, a organização da Bahia Farm tem trabalhado para, a cada nova edição, aperfeiçoar a infraestrutura oferecida aos expositores e visitantes. O coordenador da Bahia Farm Show, Luiz Pradella, explica que este ano a novidade é a ampliação dos banheiros e da área do estacionamento com capacidade para mil vagas, além do reforço para maior segurança das redes elétrica e de comunicação. O evento conta com ruas cobertas para proteção do sol e 100% pavimentadas, e contará nesta próxima edição com uma capela na praça central com estrutura de 40 m² e paisagismo totalmente remodelado. A feira vai disponibilizar, em sua infraestrutura, as áreas de alimentação e convivência, como restaurantes, praças de alimentação, ilhas de food truck, espaço para a agricultura familiar, com a comercialização de artesanato e produtos do campo, área de playground e “fazendinha” para as crianças, passeios pagos de balão e helicóptero e a tradicional pista de test drive de veículos comercializados na feira. O evento disponibiliza segurança 24 horas, atendimento médico, sistema de internet e som interno e acesso facilitado e sem filas com o ingresso digital.

Organização – A Bahia Farm Show 2024 é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba).

Texto: Araticum Comunicação

Foto: Divulgação

  • Compartilhe: