Viena é a próxima capital gastronômica da Europa?

Famosa por sua arquitetura espetacular e alta concentração de igrejas ornamentadas, Viena atrai turistas em massa a cada ano que passa — mas há muito mais nesta deslumbrante cidade do que simplesmente seus belos edifícios.

Por todo e cada distrito, os visitantes podem descobrir uma cena gastronômica próspera, que mistura de forma perfeita o antigo e o novo, seja bistrôs tradicionais ou bares de vinho de ponta. Quer você esteja esperando elegantes menus de degustação ou apenas provar o clássico Wiener schnitzel com uma cerveja, Viena certamente lhe proporcionará uma infinidade de experiências gastronômicas inesquecíveis.

O lado inovador da cidade

A parte contemporânea da cidade está na vanguarda da inovação, com uma abundância de restaurantes refinados que abraçam plenamente os ideais do século 21.

Um exemplo disso é o Meinklang Hofladen, um café aconchegante que tem a sustentabilidade como um de seus valores fundamentais. A grande maioria de seus ingredientes é proveniente da sua fazenda na cidade vizinha Neusiedl am See. Durante uma visita, os hóspedes são bem-vindos para ver os produtos frescos do restaurante, todos expostos, junto a um menu em constante mudança.

Mais perto do centro da cidade, o Hausbar exemplifica perfeitamente a cena gastronômica em evolução da capital austríaca: seu menu degustação de sete etapas é cuidadosamente elaborado para que cada prato destaque o sabor de um ingrediente específico. Ao longo da refeição, os convidados terão como destaque clássicos como tomate, berinjela e pepino, cada um deles com elementos que elevam o ingrediente a novas alturas da gastronomia. Para uma experiência memorável, opte pela harmonização com coquetéis artesanais.

A apenas uma quadra de distância, o afiliado ao Relais & Châteaux Glasswing é outro bom exemplo que atesta o nível de gastronomia da área circundante.

Os clássicos atemporais de Viena

Um dos mais encantadores é o Café Goldegg, em funcionamento desde 1910. Conhecido por seu interior em estilo Art Nouveau, é ali que os habitantes locais se reúnem aos montes para tomar uma xícara de café e saborear pratos de café da manhã vienense. Para visitantes de primeira viagem, o Salzstangerl mit Schinken, Kren und Gurkerl – uma mistura de presunto, raiz-forte e picles em um longo pão salgado – é imperdível, enquanto os fãs de café devem optar pelo Eiskaffee, com sorvete de baunilha.

Enquanto isso, o 4º distrito de Viena oferece um conceito particularmente fascinante no Vollpension. A maior parte da equipe do local é de meados do século 20, e os produtos de confeitaria são exclusivamente feitos por mulheres da terceira idade. Cada funcionária tem um conhecimento extenso de panificação, mas a empresa também busca combater a solidão dentro da comunidade idosa (além de oferecer uma oportunidade de renda adicional para as mulheres).

Depois de ter se deliciado com doces, o famoso Rebhuhn é perfeito para provar o lado salgado de Viena, com pratos clássicos como sopa de strudel e Wiener Schnitzel, um escalope de vitela empanado e frito.

Informações da Forbes
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: