CLUB ADORO: Desmistificando o gin, a bebida mais consumida no verão

Sucesso do momento, o gin está entre as bebidas mais consumidas no verão por ser versátil e prático. Mas você sabe de onde ele vem? O destliado teve origem no século XVI, quando o médico holândes Francisco de la Boie, conhecido como Sylvius, estava tentando produzir um remédio para tratar problemas renais. Ao misturar os frutos de uma planta medicinal chamada zimbro com álcool de cereais, ele teve como resultado o que hoje conhecemos como gin.

A bebida, que caiu no gosto dos ingleses e já foi bastante comercializada, voltou aos holofotes mais recentemente, devido à necessidade do mercado de inovar em coquetéis e drinques. O master distiller da Zucchi Destilaria, Alberto Seibel. Acredita que, como é fácil de encontrar combinações com o gin, ele voltou para ficar.

“É menos calórico, mas também tem que prestar atenção na qualidade do destilado. Na hora de escolher, vale a pena ficar de olho na composição e dar preferência aos que utilizam os botânicos in natura. Se tiver alguma adição de extrato ou essência, não é muito recomendável”, explica Seibel.

De acordo com Alberto, geralmente, a produção da bebida leva entre sete a 30 dias, mas na Zucchi Destilaria esse tempo é determinado pela infusão, que é feita com botânicos in natura. A extração, portanto, respeita a maturação das especiarias, o que garante uma qualidade maior na extração dos óleos essenciais.

MAS O QUE DIFERENCIA O GIN?

Assim como outras bebidas, o gin passa pelo processo de destilação, ou seja, a adição de água ao álcool de cereal. Logo depois, o líquido é realocado no alambique, onde são adicionados os botânicos. Essa etapa varia entre as destilarias.

O calor conservado dentro do alambique intensifica a liberação de óleos essenciais, que ficam descansando até o ponto considerado ideal pelo mestre destilador. O produto é transferido para um reator que amolece os ingredientes. As etapas finais variam de acordo com o produtor.

Informações de A Gazeta
Fotos: Reprodução

  • Compartilhe: