ADORO VIVER BEM: 10 tendências de bem-estar para testar em 2024

As tendências de bem-estar evoluem ano após ano, o que é uma boa notícia para quem está cansado de tremer em uma imersão gelada, saborear bebidas de colágeno com gosto duvidoso ou desembolsar dinheiro por mais uma gominha de CBD na esperança de dissipar seu estresse. As tendências de bem-estar em 2024 oferecem maneiras novas de reavivar sua rotina. Então, o que estará em alta no mundo do bem-estar este ano?

Para descobrir, pedi a mais de 260 especialistas para compartilharem suas previsões para as maiores tendências da área este ano. Muitas de suas respostas apontaram para o aumento da inteligência artificial no mundo do bem-estar, oferecendo mais precisão para nossas rotinas de nutrição e fitness.

Outras destacaram práticas de bem-estar culturalmente enraizadas nas quais as pessoas estão se concentrando, como a limpeza espiritual peruana. Seja qual for a sua escolha, essas tendências podem ajudá-lo a sair da mesmice e experimentar algo novo.

Aqui estão as 10 principais tendências de bem-estar para 2024, segundo os principais especialistas.

1. Estimulação do Nervo Vago

“Há um aumento de interesse na comunidade de bem-estar pelo nervo vago e como a simples estimulação desse nervo craniano pode contrariar a resposta de luta ou fuga em nosso corpo. É um componente crucial na conexão entre nossos cérebros e nossos corpos. A simples estimulação desse nervo por meio de respiração profunda, atenção plena, e até mesmo cantar ou rir tem mostrado acalmar o corpo após a resposta de luta ou fuga ser acionada pelo sistema nervoso simpático, deixando o indivíduo com uma sensação de calma”, disse Kelly Smith, professora de ioga e meditação, fundadora da Yoga For You e criadora do diário de meditação “Mindful in Minutes”. “Essa tendência de bem-estar está crescendo tão rapidamente que a hashtag ‘estimulação do nervo vago’ foi vista mais de 55 milhões de vezes no TikTok.”

2. Turismo do Sono

“A principal razão pela qual as pessoas querem viajar no próximo ano é descansar e recarregar, e isso não nos surpreende, dada a crescente interesse de nossos hóspedes no bem-estar holístico. Não só há um número crescente de viajantes orientados para o bem-estar hoje, mas também uma definição expandida de ‘bem-estar’. Antecipamos que o turismo do sono – pessoas buscando experiências como tratamentos de spa focados no sono, produtos como as amenidades ‘power down’ do Tempo by Hilton, e viagens e acomodações centradas no sono – ganhará impulso como uma tendência de bem-estar em 2024”, disse Amanda Al-Masri, vice-presidente de bem-estar no Hilton.

3. Dolce Far Niente

“Uma tendência de bem-estar que estamos observando e incentivando em 2024 é o que nós, italianos, chamamos de “dolce far niente”, ou a doçura de não fazer nada”, disse Andrea Quadrio Curzio, co-fundador da QC Spa of Wonders, que oferece 12 spas de destino e sete resorts de bem-estar ao redor do mundo. “Como sociedade, estamos sobrecarregados, deixando pouco espaço para alegria ou autocuidado sem compromissos. Mas começamos a ver o pêndulo balançar na outra direção. Agora aspiramos alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pelo qual os italianos são famosos, e praticar o não fazer nada – limpar sua mente e agenda – é o primeiro passo rumo ao verdadeiro relaxamento.”

4. Dietas das Zonas Azuis

“2024 será o ano em que as pessoas começarão a fazer dietas visando a longevidade, com mais indivíduos adotando a dieta das zonas azuis. Há muitas evidências de que pessoas que moram nas zonas azuis ao redor do mundo vivem mais do que a média devido à sua dieta e estilo de vida. Por exemplo, em Okinawa, Japão, as pessoas são conhecidas por praticar o hara hachi bu, um conceito que as lembra de comer com atenção e parar quando seus estômagos estão 80% cheios”, disse Andrew S. Boxer, MD, gastroenterologista na Gastroenterology Associates de Nova Jersey.

Ele acrescentou: “Sou um grande defensor da conexão intestino-cérebro, e o estilo de vida das zonas azuis prioriza essa conexão, ilustrando a inter-relação entre o que comemos, nossos relacionamentos sociais, quanto nos exercitamos e nos movemos, e a presença de espiritualidade em nossas vidas. Acredito que quanto mais estudamos os hábitos das pessoas que vivem nessas zonas, mais a medicina provará que a adoção da dieta e estilo dessas comunidades é benéfica para mitigar doenças e, como resultado direto, adicionar anos à vida.”

5. Limpias e Higiene Espiritual

“Com as pessoas se apoiando fortemente no bem-estar espiritual e intuição no último ano, não é surpresa uma maior ênfase no trabalho energético como ‘higiene espiritual’ – especialmente a limpeza derivada da cultura latino-americana – esteja surgindo como uma forte tendência de bem-estar em 2024”, observou Antoinnette Chirinos, curandeira intuitiva de terceira geração e herbalista do Peru, e fundadora da farmácia Goddess of Avalon.

“Nas sessões de limpeza, ajustes energéticos são feitos para mover o corpo e os chakras de volta ao equilíbrio. Trabalhamos no reajuste de sua frequência, limpando antigas crenças e criando novas”, acrescentou. “As limpezas, que um dos meus clientes descreveu como uma troca de óleo espiritual, têm atraído um grande número de seguidores, mesmo entre pessoas que não estão conectadas à cultura latina. As pessoas saem da sessão se sentindo mais leves e em paz.”

6. Imersão em ASMR

“A experiência da resposta autônoma sensorial meridiana (ASMR) – uma sensação relaxante e formigante que vem de momentos suaves e interpessoais, como assistir a um vídeo de alguém sussurrando em um microfone – mudará de ficar olhando para telas de computador planas para imergir em tecnologia vestível em 2024,” disse Craig Richard, PhD, professor de fisiologia na Universidade Shenandoah, fundador da ASMR University e autor de “Brain Tingles: O Segredo para Desencadear a Resposta Autônoma Sensorial Meridiana para Melhorar o Sono, Alívio do Estresse e Euforia de Cabeça aos Pés”.

Ele continuou: “Enquanto as linhas de produtos em crescimento de óculos de realidade aumentada, óculos de realidade virtual e outros displays vestíveis são direcionadas principalmente para jogadores, os entusiastas de ASMR estão descobrindo que esses produtos oferecem uma experiência imersiva de ASMR também. Aliada à possibilidade de roupas com feedback tátil, a experiência de ASMR em 2024 será uma das principais tendências de bem-estar e mais impulsionada pela tecnologia do que nunca.”

7. Psicodélicos Terapêuticos

“Tem surgido cada vez mais dados sobre os benefícios médicos de psicodélicos como MDMA e psilocibina (o composto ativo encontrado nos ‘cogumelos mágicos’). Estudos têm mostrado que essas drogas são eficazes no tratamento de TEPT, depressão, ansiedade, dependência, enxaquecas e outras condições”, disse Anne Peled, MD, cirurgiã e co-diretora do Breast Care Center of Excellence no Sutter Health California Pacific Medical Center.

Ela continuou: “Com um pedido de nova aplicação de medicamento enviado à FDA no final de 2023 solicitando a aprovação do MDMA para o tratamento de TEPT, as pessoas que lutam contra o TEPT e outras condições de saúde mental podem em breve ter acesso a essas drogas como parte de seus planos de tratamento médico. Como médica que lida com o câncer e que vê muitos pacientes sofrendo com ansiedade e os efeitos do trauma, estou empolgada e esperançosa de que os pacientes em breve poderão acessar essas terapias de maneira segura e eficaz por meio de suas equipes de cuidados com a saúde mental.”

8. Sincronização do Ciclo

“Uma grande tendência de bem-estar em 2024 será a prática de ajustar seus hábitos de saúde e estilo de vida ao seu ciclo menstrual. O ciclo de sincronização incentiva as mulheres a realmente ouvirem seus corpos, e com tantos aplicativos de rastreamento menstrual disponíveis agora, é simples começar”, disse Natalie Rose, personal trainer certificada, instrutora de Pilates e fundadora do estúdio Body By Barre. “Acabou a rotulação dos altos e baixos de humor como ‘apenas parte de ser mulher’ e ignorar sinais de alerta como cólicas dolorosas, baixa energia ou inchaço. As mulheres podem retomar o controle rastreando seu ciclo mensal. Ao sincronizar o ciclo para o bem-estar em 2024, as mulheres estarão armadas com insights e conhecimento sobre seu ciclo menstrual e como equilibrar hormônios, reduzir TPM, melhorar o humor e diminuir os níveis de estresse.”

9. Nutrição de Precisão Impulsionada por IA

“Em 2024, veremos um grande crescimento na nutrição de precisão. A nutrição de precisão não apenas avalia a saúde e o histórico alimentar de uma pessoa para ajudar a descobrir o que comer para uma saúde ótima e prevenção de doenças, mas também analisa outros marcadores biológicos e dados de monitores contínuos de glicose, biomarcadores sanguíneos e até mesmo dispositivos vestíveis,” explicou Melina Jampolis, MD, internista, médica nutricionista certificada e diretora médica da AHARA.

“A análise da enorme quantidade de dados gerados com essas inúmeras entradas só pode ser realizada com IA, o que levará à criação de algoritmos que fornecem recomendações de nutrição muito mais específicas ao nível individual. À medida que a comunidade médica e nutricional começa a entender melhor o poder dessa precisão para ajudar as pessoas a escolherem os melhores alimentos, padrões alimentares e suplementos para sua biologia única, isso impulsiona um aumento no interesse e confiança do consumidor no campo,” ela acrescentou.

10. Rucking

“Durante a pandemia, milhões de pessoas descobriram os benefícios de uma prática regular de caminhadas para suas mentes, estados de espírito e corpos. Rucking (caminhar com uma mochila ponderada) será uma das principais tendências de bem-estar em 2024, à medida que as pessoas procuram construir resistência, melhorar a saúde cardíaca, queimar calorias e fortalecer os ossos. Embora o rucking tenha sido tradicionalmente visto como de alta intensidade e adequado apenas para os mais em forma, novas marcas de fitness tornarão o rucking mais acessível e mainstream, com mochilas ponderadas projetadas com diferentes corpos em mente e carga começando em pesos mais baixos e mais acessíveis,” disse Joyce Shulman, autora de “Walk Your Way to Better” e fundadora da 99 Walks e Jetti Fitness.

Informações da Forbes
Foto: Freepik

  • Compartilhe: