CLIMA: Semana começa com alerta de chuvas intensas no Matopiba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou um novo alerta de chuvas intensas, iniciando nesta semana, em praticamente toda a região do Matopiba, com chuvas que podem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

O alerta amarelo de perigo potencial começa nesta segunda-feira (22) e deve durar até a próxima sexta (26).

A região sob alerta abrange grande parte da Bahia, Piauí, sul do Maranhão e leste do Tocantins.

De acordo com Inmet, alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), devem contribuir para formação de nuvens de chuva.

A previsão também aponta que uma provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, podem favorecer para a ocorrência dessas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Por isso, apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado na última semana, especialmente no semiárido.

Além disso, a chuva ainda deve colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.
Alerta laranja

O Inmet também publicou um aviso de perigo (alerta laranja) para as regiões sul e parte do recôncavo baiano.

As chuvas podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Contudo, em caso de rajadas de vento o Inmet informa para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Informações do Canal Rural
Foto: Getty Images

  • Compartilhe: