MUNDO: Turistas terão que pagar taxa para visitar Centro Histórico de Veneza

Os turistas que forem a Veneza, na Itália, no esquema de bate e volta, a partir de abril, terão que pagar uma taxa de 5 euros para terem acesso ao centro histórico do famoso destino. O pagamento garantirá a permanência dos pagantes entre 8h30 e 16h, no horário local. Os ingressos começaram a ser vendidos pela prefeitura da cidade nessa semana e passarão a ser exigidos a partir de 25 de abril, feriado nacional na Itália. A medida, que entrará em vigor em forma de teste, será uma forma de combater o turismo de massa em Veneza. Inicialmente, a entrada será cobrada em determinados dias de abril, maio, junho e julho. Nesse primeiro momento, não haverá limite de pessoas para entrar na cidade.

Os ingressos serão exigidos dos turistas nos dez primeiros dias após a medida entrar em vigor e, depois, em quase todos os finais de semana até meados de julho. Quem for flagrado sem ingresso pode ser obrigado a pagar uma multa que pode variar entre 50 e 300 euros. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet, no site: https://cda.ve.it/en/. Ao adquirir o passaporte para acesso ao centro histórico da cidade, os turistas vão receber um código QR que garantirá a circulação pelo local por um por um dia. Quem for ficar hospedado na cidade, está isento da taxa, assim como moradores, pessoas com menos de 14 anos, entre outras exceções. Mesmo quem tiver dispensado do pagamento precisa entrar no site e adquirir o título de isenção.

Dados oficiais do turismo de Veneza apontam que, aproximadamente, 3,2 milhões de turistas passaram a noite no centro histórico da cidade italiana em 2022. O montante não inclui os milhares de visitantes que vão para o cobiçado destino turístico apenas para passar o dia. Veneza escapou por pouco em setembro de ser incluída na lista de patrimônio mundial em perigo da Unesco, como haviam solicitado em julho os especialistas dessa agência da ONU, devido ao risco representado pelo turismo em massa e pelas mudanças climáticas para a localidade.

“Veneza é a primeira cidade do mundo a implementar este sistema, que pode servir de exemplo para outras cidades frágeis que precisam ser protegidas”, informou o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, no último novembro. A decisão da cobrança de ingresso foi anunciada em setembro e tem como objetivo combater a saturação da cidade, que é reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco desde 1987 e é famosa por suas obras de arte, pontes e canais.

Veja quando serão exigidos os ingressos nesse primeiro momento:

Abril:
25, 26, 27, 28, 29 e 30 de abril;

Maio:
1, 2, 3, 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26

Junho:
8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30

Julho:
6, 7, 13 e 14

Informações do Alô Alô Bahia
Foto: Aliaksandr Antanovich

  • Compartilhe: