TURISMO: Salvador é o segundo destino do país mais procurado no Verão

Salvador é o segundo destino mais buscado no Verão, ficando atrás só do Rio de Janeiro. O dado é da Civitatis, empresa líder na venda de passeios e atividades. O levantamento mostra ainda que os destinos de praia seguem sendo os favoritos dos viajantes brasileiros, ocupando sete lugares no ranking dos dez destinos nacionais mais reservados para o Verão deste ano.

E se o assunto é praia, o Nordeste se mantém na liderança. Das sete cidades litorâneas do ranking, quatro são nordestinas: Salvador, Recife, Fortaleza e Jericoacoara. Ao sul do país, Rio de Janeiro, Paraty e Florianópolis são as preferidas.

A estimativa do Observatório de Turismo de Salvador é que a cidade receba durante o Verão até 3,4 milhões de turistas. O observatório projetou também um crescimento na ocupação hoteleira da cidade de até 14% ao mês, levando em consideração o período de dezembro de 2023 a março de 2024, com os hotéis registrando uma taxa média de 72% de ocupação. Já a receita turística gerada em Salvador pode chegar a R$ 5,1 bilhões no período.

O trade turístico de Salvador projetou uma média de ocupação hoteleira de até 90% entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, período de alta estação na capital baiana. A expectativa era de que a rede atingisse picos de 100% de ocupação durante o Réveillon e o Carnaval na maioria dos hotéis, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). Já a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) projeta média de 85% para o período, também com picos de 100% durante os grandes eventos.

Gegê Magalhães mostra otimismo para os próximos três meses, considerados os mais fortes para o setor hoteleiro. “Acredito que com todas as ações feitas pelo município, como o Festival Virada, Natal e demais festas, bateremos os recordes não só do ano anterior, mas dos últimos 10 anos de ocupação. Será um grande momento para a cidade, e estamos trabalhando muito para que Salvador, cada vez mais, venha buscar novas soluções para o setor de hotelaria, bem como trazer novos hotéis para cidade, fortalecendo ainda mais o turismo de lazer, sol e praia, bem como a demanda para o setor de negócios, que está cada vez mais forte”, explicou o diretor de Turismo.

Confira o ranking das dez cidades mais procuradas:

1 – Rio de Janeiro
2 – Salvador
3 – Foz do Iguaçu
4 – São Paulo
5 – Paraty
6 – Recife
7 – Fortaleza
8 – Ouro Preto
9 – Florianópolis
10 – Jericoacoara

Informações do Alô Alô Bahia
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: