TECNOLOGIA: 5 atualizações para fazer no seu perfil do LinkedIn neste início de ano

Com uma base de mais de um bilhão de usuários, recrutadores e empresas, o LinkedIn é uma poderosa rede profissional. É visto como um “currículo virtual” e um ambiente onde podemos nos conectar com pessoas de diferentes indústrias, encontrar empregos e contratar profissionais.

Se você está em busca de um novo emprego em 2024 ou apenas quer ampliar sua rede de contatos, preste atenção nestes 5 itens para ter mais chances de começar o ano com oportunidades e fortalecendo seu networking.

Mas será que você está aproveitando todo o potencial da plataforma?

1. Personalize a seção “Sobre mim”

Escreva uma introdução precisa, impressionante e direta para o seu perfil. Essa seção é a primeira coisa que potenciais conexões vão ver quando entrarem na sua página. Limite o texto a alguns parágrafos, destaque suas principais habilidades e adicione um endereço de e-mail para que as pessoas possam entrar em contato com você.

Você também pode reforçar essa seção adicionando uma conquista, como um prêmio ou um resultado positivo que ajudou a conseguir no seu trabalho. Isso mostra que você está interessado em crescer mais, para além do que já conquistou este ano.

2. Atualize seu título

A seção “título” do seu LinkedIn é composta por poucas linhas que podem ajudar a dar a outras pessoas uma ideia de quem você é, o que faz profissionalmente e em qual função você se daria bem. Seu título é uma primeira impressão do seu perfil e, dependendo das palavras-chave que você incluir nesta seção, pode chamar a atenção do seu emprego dos sonhos.

Uma ótima forma de escrever o título é mencionar o cargo que você ocupa hoje e escrever uma frase curta descrevendo a sua função. Seja específico, adapte-se ao que você procura e use palavras-chave que ajudarão os recrutadores a te encontrar. Veja um exemplo:

Fórmula: Cargo atual | Habilidades-chave e palavras-chave do setor no qual você atua

Exemplo: Líder de SEO na empresa ABC | Impulsionando o crescimento de audiência e as estratégias digitais

3. Atualize suas habilidades

É importante atualizar a parte de habilidades do seu perfil do LinkedIn sempre que um novo ano começa ou você recebe uma promoção. Assim, você pode mostrar aos recrutadores e às suas novas conexões o quanto você está crescendo em sua carreira. Desenvolver novas habilidades é uma ótima maneira de ser notado pelas ferramentas de busca do LinkedIn. “Perfis que atualizam suas habilidades e preenchem as informações necessárias têm 31 vezes mais chances de serem selecionados por recrutadores e contratados por empresas interessadas”, diz Catherine Fisher, especialista de carreira do LinkedIn.

4. Personalize sua foto e a imagem de apresentação

Todos sabemos que as primeiras impressões são tudo, especialmente no LinkedIn. Por isso, a sua foto é importante. Foto de perfil e cabeçalho apropriados podem fazer você parecer mais profissional. Use plataformas de edição de fotos, como o Canva, para fazer montagens com suas informações e crie uma que se conecte à sua marca pessoal.

5. Coloque alertas para novas vagas de emprego

Inscreva-se para receber alertas de vagas de emprego que estejam alinhadas com seus interesses profissionais. É uma maneira útil de ver quem está contratando e como está o mercado de trabalho na sua área. Agora, o LinkedIn permite que você escolha como quer receber esses alertas, por notificação na plataforma ou por e-mail.

Informações da Forbes
Foto: Freepik

  • Compartilhe: