SAIU NA ADORO: Márcia Ribeiro: Médica é inspiração para todas as mulheres

@dramarciaribeir

 

Nascida em Salvador, Bahia, a Dra. Márcia Auxiliadora Silva Ribeiro é uma figura notável e inspiradora. Sua trajetória de vida e carreira médica destacam-se por sua determinação, empatia e compromisso com a medicina e o bem-estar de seus pacientes.

Desde a infância, Márcia tinha um sonho claro: tornar-se médica. Uma vocação que surgiu naturalmente e talvez foi influenciada pelo fato de seu avô materno ser médico, embora eles não fossem especialmente próximos. No entanto, seu maior apoiador e fã número um foi seu pai, Rafael Santos Ribeiro, que sempre a incentivou a seguir seus sonhos, independentemente das barreiras que a sociedade pudessem impor.

A jornada de Márcia na medicina não foi isenta de desafios. Como mulher negra e nordestina, ela entende que é uma exceção em um campo muitas vezes dominado por outros. No entanto, ela reconhece seu privilégio por não enfrentar desafios financeiros significativos e por ter o apoio incondicional de seus pais. “Eu sei que sou uma exceção por ter chegado até aqui mesmo sendo negra, mulher e nordestina. Esse caminho não é tão fácil para a população em geral com as minhas características”, relata Márcia.  

Uma inspiração para outras mulheres 

Márcia se destaca não apenas por sua carreira médica, mas também por sua capacidade de inspirar outras mulheres a seguirem seus próprios caminhos na medicina e áreas relacionadas à saúde. Sua sobrinha e filha optaram por carreiras na medicina, em parte devido à influência positiva dela. “Engraçado que antes eu não imaginava que eu pudesse ter esse papel na vida de outras mulheres. Mulheres que não me conhecem e que esporadicamente me mandam mensagens pelas mídias sociais dizendo que me seguem, que me admiram e que escolheram a mesma carreira, fico muito feliz. Tenho também algumas pacientes que atendo desde criança e que hoje cursam medicina”, afirma. 

Empatia e respeito: O segredo de qualquer atendimento

Sua abordagem no cuidado com os pacientes é baseada na empatia e no respeito. Ela acredita que tratar as pessoas da maneira que gostaria de ser tratada é a chave para proporcionar o melhor cuidado. Cada sorriso, cada abraço e cada melhoria na saúde de seus pacientes a motivam a ser uma médica melhor a cada dia. “Eu trabalho fazendo o que gosto e sei que desempenho minha função com maestria, dedicação, bom humor e amor ao próximo, isso vem dando certo até hoje. É muito prazeroso saber que seu médico se preocupa com você e faz o seu melhor para lhe trazer o melhor para a sua saúde “, ressalta.

No futuro, a Dra. Márcia tem planos ambiciosos. “Eu quero ensinar numa faculdade de medicina, penso que toda experiência e conhecimento que adquiri nesses 35 anos de formada deve ser compartilhado”, fala com empolgação.

A Dra. Márcia Ribeiro é uma verdadeira líder e exemplo de como determinação, empatia e amor ao próximo podem abrir caminhos e inspirar outros a seguirem seus próprios sonhos e paixões. Ela personifica a ideia de que não importa de onde você vem, o que importa é para onde você está indo, e o impacto que você pode ter ao longo do caminho. “Acredito que o respeito seja a base de tudo. Meu olhar para o próximo é livre de julgamentos: acolho e respeito as escolhas de cada um”, finaliza Márcia.

Fotos: Guilherme Augusto e Arquivo Pessoal

  • Compartilhe: