CLUB ADORO: Os 1O melhores espumantes brasileiros para provar na festa de Ano Novo

À medida que nos preparamos para acolher o novo ano, surge uma atmosfera de celebração, de renovação e de brindes aos momentos que estão por vir. Entre todas as tradições festivas, poucas capturam a essência dessa ocasião como os borbulhantes espumantes, que se tornaram o símbolo perfeito para celebrar o início de um novo ciclo.

É nesse espírito de expectativa e alegria que muitos de nós buscamos brindar com uma taça reluzente de espumante, cujas bolhas dançam em um ritual de festividade, celebrando as oportunidades e esperanças que se desenrolam diante de nós. E nada melhor do que provar os melhores rótulos de 2023, segundo 13º Concurso do Espumante Brasileiro.

A avaliação foi realizada no fim de setembro, com a prova de 505 amostras de 93 vinícolas de oito estados do Brasil. Todo o processo seguiu normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Deste total, 172 ficaram entre os melhores, sendo 13 com a pontuação máxima.

Participaram espumantes naturais que estão à venda no mercado, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir de diferentes métodos nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).

Pela primeira vez, rótulos de vinícolas de Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram premiadas. Das 172 premiações, 13 foram de Medalhas Grande Ouro, 153 de Ouro e seis na categoria Ouro Destaque.

Nem prata nem bronze

Neste ano, não tiveram vinhos espumantes com Medalha de Prata, nem de Bronze. Isso ocorreu porque os 30% premiados — 172 espumantes — atingiram notas correspondentes a Medalhas Grande Ouro, acima de 93 pontos, e Ouro, de 89 a 92 pontos (a escala vai até 100).

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, o alto nível dos espumantes vem chamando a atenção nas últimas edições, o que levou a organização do concurso a aumentar em 1 ponto cada medalha. Mesmo assim, os mais bem pontuados ficaram acima de 90 pontos. Ele ainda explica que tiveram rótulos que pontuaram 89 pontos e mesmo estando aptos ao Ouro ficaram fora dos 30%.

  1. I Love Wine Espumante Moscatel Branco
  2. Monte Paschoal Dedicato Espumante Brut Champenoise
  3. Casa Valduga Premivm Espumante Moscatel
  4. Cave Antiga Espumante Moscatel 2018
  5. Garibaldi Vero Espumante Brut Rosé 2023
  6. Valmarino Espumante Brut Tradicional 2018
  7. Dom Naneto Espumante Moscatel Rosé
  8. Miolo Iride Espumante Nature – 10 anos Surlie 2012
  9. Biografia Espumante Brut Rosé 2017
  10. Casa Perini Espumante Branco Cristal Demi-Sec

Informações da Exame
Foto: Freepik

  • Compartilhe: