SAIU NA ADORO: Casa Ser

@casasersaude

Uma clínica que adota uma abordagem integrada, centrada no paciente, valorizando sua singularidade e fortalecendo os laços familiares e comunitários.

No cenário atual, o cuidado com a saúde mental tornou-se essencial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia de coronavírus em 2020 resultou em um aumento significativo de sofrimento psicológico, sintomas psíquicos e transtornos mentais. Estatísticas alarmantes revelam que cerca de 86% dos brasileiros enfrentam algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.

Com base nesses números preocupantes, é cada vez mais importante ter espaços especializados para diagnóstico, tratamento e prevenção. Foi pensando nisso que dois jovens empreendedores, o Médico Psiquiatra Dr. Thiago Borges e o Enfermeiro Sanitarista e Especialista em Saúde Mental, Dárcio Caetano, fundaram a Casa Ser. “A Casa Ser é um espaço de atendimento em saúde mental completo, com serviços prestados por uma equipe composta por profissionais que atuam em conjunto visando o bem-estar físico e emocional dos pacientes”, apresenta Dárcio Caetano.

Inaugurada no dia 6 de julho deste ano, a Casa Ser se destaca por sua abordagem humanizada, em um ambiente amplo, seguro, com muitas plantas e áreas abertas. Uma verdadeira experiência que evoca a sensação reconfortante de estar na casa da vó. “A Casa Ser oferece não só atendimentos terapêuticos individuais para todas as faixas etárias, mas também grupos terapêuticos que permitem que os pacientes também compartilhem experiências com outros participantes que enfrentam desafios semelhantes. Oferecemos oficinas recreativas, que contam com a participação dos nossos profissionais especialistas, os quais planejam e conduzem as atividades valorizando as potencialidades e interesses de cada indivíduo. E para garantir a comodidade dos nossos pacientes, realizamos exames de Eletroencefalograma (EEG) e Eletrocardiograma (ECG)”, conta o enfermeiro.

Equipe Multidisciplinar que atua de forma integrada

A equipe da Casa Ser é composta por uma ampla gama de profissionais de saúde especialistas em saúde mental, incluindo: Psiquiatra, Neurologista, Pediatra, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais (TO), Psicólogos, Musicoterapeuta, Psicomotricista, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Acompanhantes Terapêuticos (AT), Enfermeiro, entre outros. “Nossa equipe trabalha em conjunto, adaptando o cuidado às necessidades individuais de cada paciente, envolvendo ativamente suas famílias ou cuidadores no processo de tomada de decisão sobre o tratamento a ser feito”, conta o Psiquiatra Dr. Thiago Borges.

Segundo o Dr. Thiago, dessa forma é possível aumentar a confiança, a adesão ao tratamento, a satisfação e a segurança do paciente. “A família bem informada pode colaborar com o processo de tratamento, facilitando a comunicação entre os diferentes serviços e profissionais envolvidos no cuidado do paciente”, conclui Dr. Thiago Borges.

Para o psiquiatra, a Casa Ser é um farol de esperança em uma sociedade onde a saúde mental é essencial. Sua abordagem centrada no paciente, ambiente acolhedor e equipe multidisciplinar fazem dela um refúgio para o bem-estar, proporcionando confiança, satisfação e segurança aos pacientes e suas famílias.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: