MUNDO: Comida baiana é a segunda melhor do Brasil e uma das melhores do mundo

Especializado em avaliar gastronomia, o site TasteAtlas elegeu a comida baiana como a segunda melhor culinária regional do Brasil e uma das melhores do mundo. O primeiro lugar no Brasil ficou com a culinária de Minas Gerais.

O ranking é baseado na opinião da audiência que acompanha o site, fundado por um jornalista croata, e inclui uma lista dos 50 melhores produtos em diversas categorias.

A gastronomia mineira alcançou uma pontuação de 4,36, ocupando a liderança no Brasil e a 30ª posição no ranking de culinária global. A gastronomia da Bahia recebeu pontuação de 4,18 e ocupa a 43ª posição mundial. No topo do ranking está a culinária de Campania, na Itália, país que lidera as três primeiras posições do ranking com Roma (4,93 de avaliação), Bolonha (4,86) e Nápoles (4,84), respectivamente.
Um dos destaques da gastronomia mineira é o queijo canastra, que conquistou a sexta posição no ranking de queijos semiduros do mundo em 2023, com uma pontuação de 4,47. No ano anterior, o mesmo queijo havia alcançado o 1º lugar na lista. O tradicional pão de queijo mineiro foi eleito a terceira melhor comida de café da manhã do mundo em abril deste ano, segundo o site.
Embora os usuários do site tenham classificado a comida baiana como a segunda melhor do país, no início do mês a mesma plataforma divulgou um ranking em que o caruru aparecia como uma das dez piores comidas brasileiras.
O TasteAtlas classifica pratos de diferentes culturas com base nas avaliações dos usuários, com notas entre 0,5 e 5. As médias dessas avaliações determinam a posição de cada prato. As classificações podem ser organizadas de várias maneiras, como por ingredientes ou métodos de preparo, e também podem destacar as melhores avaliações em uma culinária específica e outras categorias.
Informações do Alô Alô Bahia
Fotos: Reprodução
  • Compartilhe: