AUTOMÓVEIS: Saiba qual o carro mais desejado do Brasil

Pela segunda vez, EXAME Casual elege os Melhores Carros do Ano de 2023 lançados nos últimos 12 meses no Brasil. A escolha contou com a ajuda de um júri formado pelos maiores especialistas e influenciadores do setor no país, além dos principais jornalistas de estilo de vida (veja a lista abaixo).

Em nossa eleição, o desejo e o prazer contam tanto quanto as informações técnicas de praxe, como motorização e velocidade máxima. Foram avaliados mais de 70 lançamentos de 25 montadoras, que resultaram na lista apresentada em dez categorias principais de carros, divididos entre acima e abaixo de 300.000 reais (mais desejado, luxuoso, confiável, bonito e tecnológico), e cinco categorias de marca (mais esportiva, desejada, confiável, tecnológica e luxuosa).

Os carros mais desejados do Brasil em 2023 escolhidos pelos jurados foram: Porsche 911 GT3, na categoria acima de 300.000 reais, e o BYD Seal, no recorte feito até 300.000 reais.

Carro mais desejado acima de R$ 300.000: Porsche 911 GT3 RS

O mais bonito e o mais desejado. As duas características se complementam na wishlist dos apaixonados por carros. O Porsche 911 GT3 RS foi o escolhido pelos jurados nas duas categorias, no recorte feito acima de 300.000 reais. A aparência do esportivo é caracterizada pelo grande número de elementos aerodinâmicos funcionais, muito similares aos dos carros de corrida. O atributo mais proeminente é a asa traseira, com sistema de redução de arrasto (DRS, na sigla em inglês). Para alcançar maiores velocidades em seções retas da pista, o DRS permite que as asas sejam achatadas ao toque de um botão, conferindo mais estabilidade. O superesportivo tem câmbio de sete marchas, acelera de zero a 100 quilômetros por hora em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 296 quilômetros por hora na sétima marcha. O carro é vendido apenas sob encomenda, em razão do alto nível de personalização, e o preço parte de 1,92 milhão de reais.

Carro mais desejado até R$ 300.000: BYD Seal EV

O novo sport coupé Seal é o primeiro veículo a implementar a tecnologia Cell-to-Body (CTB) no mercado brasileiro, permitindo que a bateria seja realmente parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança. O BYD Seal elétrico tem dois motores que somam 531 cavalos, levando apenas 3,8 segundos para atingir os 100 quilômetros por hora. Com 100% de carga, no ciclo urbano WLTP a autonomia é de 520 quilômetros. No lançamento, em agosto deste ano, foram 70 unidades comercializadas nas concessionárias de todo o Brasil em 24 horas, o que equivale a um carro vendido a cada 20 minutos. O preço parte de 296.800 reais.

Informações da Exame
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: