CLUB ADORO: Melhor cerveja do Brasil é feita com café

Que Goiás é referência em música sertaneja e pecuária não é novidade. Porém, na última semana, o Estado do Centro-Oeste subiu ao lugar mais alto do pódio em uma categoria diferente: a cerveja.

A Colombina Cold Brew Lager, produzida pela Cervejaria Colombina, foi eleita a melhor do Brasil pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) ao derrotar 1.124 rótulos.

A bebida pilsen, leve e com a personalidade marcada pelo aroma do café, representa o que a família Mercês busca ao criar novos produtos em Aparecida de Goiânia: elevar o regionalismo. A garrafa de 355 ml custa, em média, R$ 17.

Em entrevista à Globo Rural, Patrícia Mercês, sócia-fundadora e diretora-executiva da Cervejaria Colombina, explicou que a escolha do grão não foi feita apenas para seguir tendências do mercado, mas, principalmente, valorizar ingredientes goianos.

“A gente sempre teve muito orgulho de ser de Goiás. Utilizamos muitos ingredientes locais nas nossas cervejas, desde especiarias, como limão-china, pimenta bode, até frutas, como a baunilha do cerrado, o pequi e a mutamba”, contou.

A cerveja vencedora

A Colombina Cold Brew Lager tem 4.3% de álcool e leva na composição o café e a fécula de mandioca, fonte de açúcar que auxilia na fermentação e proporciona leveza à bebida.

O idealizador da proposta há cerca de um ano foi o sommelier Alberto Nascimento, enquanto o responsável por estruturar o produto foi Mark Von Neumann.

“Para a gente, é muito mais significativo ter vencido com ela, pois é um estilo muito suave. Por ser uma cerveja leve e clarinha, é muito mais suscetível aparecer defeitos de produção. O peso é muito maior. Ela leva infusão de café. No processo, é feita uma infusão a frio de mais de 6h, deixando ele circulando na cerveja até a absorção do sabor e do aroma”, comemora Patrícia.

Prestes a completar 10 anos de mercado, a Colombina reúne 19 medalhas conquistadas em diversos campeonatos — até internacionais. A última, conforme ela, foi especial pelo significado ao fazer o produto regional ser reconhecido nacionalmente.

Colombina: exemplo de força na família Mercês

Personagem da comédia italiana dell’arte, Colombina era uma mulher inteligente e forte do século XVI. E foram essas características levadas em conta no momento de escolher o nome para a empresa. A mesma força é vista também na família Mercês durante gerações, afirma Patrícia.

“A Colombina estava à frente do seu tempo. Isso representa muito a história da minha mãe, da minha avó, das minhas bisavós… Eu e minhas irmãs colocamos o negócio pra frente. É um meio muito masculino. São barreiras também de ter mulheres à frente de uma cervejaria. A Colombina nos representa muito.

Atualmente, além de Patrícia, a empresa tem a mãe, Maria Alice, e a irmã, Fernanda, no comando. A Colombina reforça, além do regionalismo, a importância do coletivo também na escolha dos fornecedores para a produção das bebidas.

“Sempre damos preferência às famílias, pois também somos uma empresa familiar e vamos dar esse foco de levantar pessoas que são assim como nós, que lutam no dia a dia para fazer acontecer junto com os familiares”, finalizou a diretora-executiva da Colombina.

Após o título da Abracerva, a Colombina Cold Brew Lager irá competir na etapa internacional do World Beer Cup, a Copa do Mundo das Cervejas, que será realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, em abril de 2024.

Informações de Globo Rural.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: