ESPORTE: NFL terá jogo no Brasil pela primeira vez na história

Gol! Ou melhor: touchdown! A NFL confirmou a realização do primeiro jogo em solo brasileiro na história da liga. O anúncio oficial nesta quarta-feira (13/12) deu em casamento o flerte antigo entre a competição e o Brasil, definindo a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo, como palco da partida. O confronto vai fazer parte da temporada regular de 2024, mas ainda não tem data ou times definidos.

O favorito para entrar em campo na frente da torcida verde-amarela é o Miami Dolphins. Dona dos direitos comerciais do mercado brasileiro, a franquia da Flórida já fez outros eventos para o público do país e foi casa de Durval Neto, o Duzão, jogador mato-grossense que atuava como offensive guard – atletas que fazem a proteção do quarterback. O calendário de 2024 é divulgado no começo do ano e vai sacramentar dia, horário e os times que estarão presentes na NeoQuímica Arena.

Comissários da liga haviam visitado o Brasil em setembro para avaliar possíveis locais para receber o compromisso da “International Series”, os jogos internacionais. A capital paulista superou a concorrência do Rio de Janeiro e de Madri, na Espanha, para sediar o primeiro jogo da elite do futebol americano na América do Sul.

Segundo a própria liga, o país representa o segundo maior mercado da modalidade fora dos Estados Unidos, com 38 milhões de fãs, com 8.3 milhões destes classificados como “fãs ávidos”.

Com a confirmação, a NFL terá cinco partidas internacionais na próxima temporada. Além do duelo em São Paulo, ainda acontecerão três jogos em Londres, na Inglaterra, e outro em Munique, na Alemanha. A tendência é que em 2025 o número cresça para oito, ideia recém-aprovada pelos donos da liga.

As viagens da principal liga de futebol americano do mundo começaram ainda em 2005, quando Arizona Cardinals e San Francisco 49ers se enfrentaram no México. Desde então, já aconteceram ao todo 50 compromissos, distribuídos entre Londres (36), Toronto (6), Cidade do México (5), Frankfurt (2) e Munique (1).

Informações do Correio Braziliense

Foto: Reprodução

  • Compartilhe: